terça-feira, 21 de setembro de 2021

OPAS oferece cooperação técnica para manter ganhos de saúde nas Américas enquanto luta contra pandemia de COVID-19




Washington, D.C., 20 de setembro de 2021 (OPAS) – Na abertura do 59º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) nesta segunda-feira (20), a diretora Carissa F. Etienne apresentou o Relatório Anual do organismo internacional, que resume a cooperação técnica prestada aos países membros. O relatório tem foco na assistência aos países para responder à pandemia de COVID-19, mantendo e fortalecendo os ganhos em saúde.

O relatório, que cobre o período de 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, foi apresentado por Etienne às autoridades regionais de saúde, que estão se reunindo virtualmente para o Conselho Diretor realizado de 20 a 24 de setembro.

“O tema deste relatório – Trabalhar em meio à pandemia de COVID-19 – foi escolhido para refletir os tempos difíceis e os desafios sem precedentes pelos quais navegamos para oferecer nossa cooperação técnica durante esses últimos 12 meses da contínua pandemia global de COVID-19”, declarou a diretora da OPAS em sua apresentação do relatório.

O documento detalha uma ampla gama de assistência técnica prestada pela OPAS, incluindo a entrega de equipamentos e suprimentos vitais para COVID-19 e assistência em áreas-chave como imunização de rotina, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e maior acesso à assistência médica.

O relatório descreve e resume as realizações em todas as principais áreas de cooperação técnica da OPAS: emergências em saúde; sistemas e serviços de saúde; doenças transmissíveis e determinantes ambientais da saúde; família, promoção da saúde e curso de vida; doenças crônicas não transmissíveis e saúde mental; evidências e inteligência para ação em saúde; e gênero, equidade e diversidade cultural.

Também detalha o trabalho da OPAS para melhorar a eficiência interna e fortalecer seu apoio e facilitação da cooperação técnica. Além disso, descreve os esforços da Organização para garantir transparência e responsabilidade contínuas em todas as suas operações.

“Estou feliz em informar que, apesar das imensas dificuldades e complicações, o trabalho da Organização continuou inalterado, esforçando-se, como sempre, para cumprir os valores da OPAS de equidade, excelência, solidariedade, respeito e integridade, dentro da estrutura abrangente do pan-americanismo”, afirmou Etienne.







Autor: OPAS
Fonte: OPAS
Sítio Online da Publicação: OPAS
Data: 20/09/2021
Publicação Original: https://www.paho.org/pt/noticias/20-9-2021-opas-oferece-cooperacao-tecnica-para-manter-ganhos-saude-nas-americas-enquanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário