quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Efeitos da covid-19 na gravidez mudam segundo o trimestre gestacional da infecção?

Após quase três anos do início da pandemia causada pela covid-19 estamos conseguindo saber os efeitos da doença nas gestantes e nos fetos. Durante esses anos muitas pesquisas foram feitas em caráter de urgência, mas agora conseguimos avaliar a real situação através de estudos robustos e confiáveis.


Novo estudo

Em dezembro de 2022, foi publicado um artigo com o objetivo de avaliar os efeitos da doença de covid-19 e do trimestre em que a doença é diagnosticada nos resultados obstétricos e neonatais. Artigo de grande importância para todos da área da saúde que prestam assistência à gestante e ao recém-nascido.


Métodos

Esse artigo foi publicado no Journal of Obstetrics and Gynaecology Research, sendo um estudo de coorte retrospectivo, realizado com 358 pacientes que foram ou não diagnosticadas com covid-19 durante a gravidez, tiveram aborto espontâneo ou deram à luz.


Resultados

De acordo com os pesquisadores, a doença de covid-19 durante a gravidez foi associada a uma maior doença hipertensiva materna, parto prematuro, baixo peso ao nascer, baixos índices de Apgar no primeiro e quinto minuto e necessidade de unidade de terapia intensiva neonatal.


A incidência de parto prematuro, baixo peso ao nascer, baixos índices de Apgar no primeiro e quinto minuto e necessidade de unidade de terapia intensiva neonatal naqueles diagnosticados com covid-19 no segundo trimestre foi significativamente maior do que naqueles diagnosticados com covid-19 em outros trimestres.


Já a frequência de cesariana foi maior naquelas gestantes diagnosticadas com covid-19 no terceiro trimestre.


Conclusão

A partir deste estudo, os autores concluíram que a presença de covid-19 durante a gravidez pode estar associada a um risco aumentado de parto prematuro iatrogênico.


Mensagem prática

Contudo, acredito que isso possa mudar nos próximos anos, conforme a segurança no tratamento da gestante com covid-19 aumente entre os obstetras, por termos mais estudos confiáveis sobre esse tema e mais experiência no tratamento dessas pacientes.






Autor: Letícia Suzano Lelis Bellusci
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 13/12/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/efeitos-da-covid-19-na-gravidez-mudam-segundo-o-trimestre-gestacional-da-infeccao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário