quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

FGV, Faperj, Confap e Fapesp se reúnem para apresentar oportunidades de financiamento do Horizon Eur

Oportunidades de financiamento para projetos de pesquisa através de programas da Comissão Europeia, em especial através do Horizon Europe, foram apresentadas aos pesquisadores brasileiros em reunião realizada no dia 6 de dezembro, na sede fluminense da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Praia de Botafogo. Participaram da apresentação a diretora da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV, Goret Paulo, que recebeu as assessoras de cooperação internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Elisa Natola, e da FAPERJ, Vania Paschoalin e Ana Beatriz Ramadas.


A partir da direita, Elisa Natola, do Confap, Goret Paulo, da FGV, e as assessoras do setor de Cooperação Internacional da FAPERJ Vania Paschoalin e Ana Beatriz Ramadas (Foto: Divulgação)

Focadas em Ciências Sociais e Humanidades, as chamadas do Cluster 2 englobam os temas democracia, patrimônio cultural e transformação social e econômica. Além do programa Horizon Europe, foram apresentadas diversas oportunidades de financiamento das agências de fomento brasileiras através do Confap e, especialmente, da FAPERJ e Fapesp, com conexão com o programa europeu ou com outros programas internacionais.

De acordo com Goret Paulo o desenvolvimento de projetos de pesquisa de excelência se faz através de redes de pesquisadores. "Pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento e diferentes regiões do globo são necessários para viabilizar contribuições efetivas para a solução dos desafios globais", disse.

Segundo Vania Paschoalin, a FAPERJ tem buscado apoiar todas as atividades de financiamento realizadas pela Comissão Europeia e que permitam a participação de pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro. "Estas chamadas, por envolver parceiros de todo o mundo e apresentar temas multidisciplinares, estendem um enorme leque de possibilidades para a comunidade científica fluminense e devem ser cada vez mais incentivadas”, disse a assessora de Cooperação Internacional da FAPERJ.

O Brasil tem participação significativa nos Programas de Ciência e Inovação da Comissão Europeia com 265 participações em projetos aprovados no Programa Horizon 2020 (Programa anterior ao Horizon Europe). Estes projetos receberam mais de 15 milhões de euros financiados pela Comissão Europeia.

Entre os temas que o Brasil tem maior participação dentro dos programas europeus estão Segurança Alimentar, Saúde e Democracia, além de Mudanças Climáticas. A taxa de sucesso dos pesquisadores brasileiros dentro do Programa Horizon Europe é de 33%, acima da média geral do Programa que é de 22%. Para Goret, esses números confirmam a excelência dos pesquisadores brasileiros e a riqueza que os dados oriundos das pesquisas no Brasil podem adicionar aos projetos.

Além das chamadas do Cluster 2, Goret apresentou chamadas de outros Clusters onde a participação de pesquisadores de ciências sociais e humanidades são recomendadas. "No Cluster 4, Digital Industry and Space, temos uma evolução do conceito de Indústria 4.0, agora colocando o componente humano no centro da digitalização, buscando melhores práticas de transparência e produtividade, mas com um viés ético em destaque. O Cluster 5, que possui foco em Green and Smart Cities apresenta desafios de pesquisa que configuram preocupações mundiais".

Em outros Clusters ficou ainda mais evidenciada a necessidade de cooperação internacional. No Cluster 1, são considerados os desafios globais para a saúde como as pandemias. No Cluster 6, tem-se foco em Biodiversidade e mudanças climáticas.

Foi também apresentado um cronograma dos Infodays organizados pela Comissão Europeia, que visam tirar dúvidas acerca das diferentes chamadas do Horizon Europe. É possível conferir a programação completa no site da Comissão Europeia. Elisa Natola e Vania Paschoalin deram seguimento às apresentações no dia 6 e responderam as devidas dúvidas por parte do público. Os interessados podem conferir o evento na íntegra através deste link.

Atualmente, a FAPERJ atua como órgão financiador de equipes do Estado do Rio de Janeiro em mais de cinco chamadas promovidas pela Comissão Europeia e apoia três chamadas em aberto. Todas as oportunidades são divulgadas através do Boletim FAPERJ e também podem ser encontradas na página da Assessoria Internacional. Para verificação de elegibilidade, detalhes sobre as oportunidades disponíveis e dúvidas, a Assessoria Internacional se disponibiliza através do seu email institucional: assessoria.internacional@faperj.br

* Com informações da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ)




Autor: Ascom Faperj
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 15/12/2022
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=249.7.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário