quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Ministério da Saúde celebra 15 anos de criação do Programa Saúde na Escola



Foto: Walterson Rosa/MS

Para marcar a celebração dos 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE), o Ministério da Saúde realiza, a partir desta quarta-feira (7), um evento que vai reunir os resultados e experiências que mostram a importância da articulação e integração entre escolas e Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O PSE, em parceria com o Ministério da Educação, beneficia mais de 23,4 milhões de estudantes em todo Brasil.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, saúde e educação são um binômio indissociável. "Por isso são consagradas na nossa Carta Magna como direitos complementares. Sem educação e sem saúde, nunca vamos construir o Brasil que queremos para o nosso futuro", declarou o ministro na abertura do evento.

No ciclo 2021/2022, o PSE contou com a participação recorde de 5.422 municípios, o que corresponde a 97% dos municípios brasileiros, contemplando cerca de 97,3 mil escolas pactuadas. O crescimento dos municípios também fortalece a articulação entre as Unidades Básicas Saúde (UBS), suas respectivas equipes de Atenção Primária e as escolas públicas da rede básica de ensino, potencializando estratégias de atenção à saúde dos estudantes.

"O PSE é um dos maiores programas interfederais do governo e proporciona à comunidade escolar a participação da saúde e da educação para trabalhar de forma integral no combate às vulnerabilidades sociais", afirmou a diretora do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Juliana Rezende.

Em 2021, de forma extraordinária, o Ministério da Saúde disponibilizou R$ 454,3 milhões a todos os municípios brasileiros para aquisição de materiais necessários para apoiar as escolas a cumprirem as medidas sanitárias necessárias à reabertura e para ações de promoção da saúde e prevenção à Covid-19. Além disso, em 2022, foram repassados R$ 82,1 milhões para 4.908 municípios que registraram ações sobre prevenção da Covid-19 e outras ações dentre as temáticas do PSE.

No Programa Previne Brasil, o PSE representa uma ação estratégica com repasse de incentivos para a promoção da saúde escolar realizada pela APS em parceria com a escola e na Rede de Atenção à Saúde.

A articulação entre as equipes de Atenção Primária das UBS e as escolas públicas da rede básica de ensino fortalece a integração, a fim de assegurar uma vida mais saudável promovendo o bem-estar para todos.

Ministério da Saúde






Autor: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Sítio Online da Publicação: Ministério da Saúde
Data: 07/12/2022
Publicação Original: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/ministerio-da-saude-celebra-15-anos-de-criacao-do-programa-saude-na-escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário