sexta-feira, 27 de julho de 2018

Angela Uller toma posse como presidente do Conselho Superior da FAPERJ

A engenheira química Angela Cohen Uller, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tomou posse como a nova presidente do Conselho Superior da FAPERJ, durante a reunião mensal realizada nesta quarta-feira, dia 25 de julho, na sede da Fundação. Ela, que assume o cargo antes ocupado pelo matemático Jacob Palis, foi nomeada no último dia 5, junto com a nova vice-presidente do Conselho, Alice Ribeiro Casimiro Lopes, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que sucede, por sua vez, o padre Josafá Carlos de Siqueira, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

É a primeira vez que tanto a presidência como a vice-presidência do Conselho são ocupadas por mulheres. A atual diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, havia ocupado a presidência do Conselho em 2013. “É importante continuar ocupando novos espaços no mercado de trabalho para assegurar uma participação isonômica em cargos de direção. Tenho fé que a situação financeira do Estado melhore, e essa é a hora de nos organizar para propor um plano plurianual estratégico para a FAPERJ”, disse Angela.

Homenagem a Jacob Palis

Durante a reunião, Palis foi homenageado pelo Conselho Superior e recebeu uma placa em reconhecimento a sua contribuição. Palis presidiu o Conselho por duas vezes – de 1992 a 1998 e de 2015 a 2018, além de ter sido presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), de 2007 a 2016. Graduado em Matemática pela UFRJ e doutor em Matemática pela Universidade da Califórnia em 1967, Palis é professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 1968. É detentor de diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Moinho Santista (1976), Prêmio TWAS em Matemática (1988), Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), InterAmerican Prize for Science (1995), Prize Mexico for Science and Technology (2001), Trieste Science Prize (2006), o International Prize Accademia Nazionale dei Lincei for Mathematics (2008) e o Balzan Prize (2010). É também detentor de importantes distinções, entre elas a de Chevalier de la Legion d’Honneur (2005), entre outras.

Além da ABC, Palis também é membro das academias chilena, mexicana, da americana, da francesa, da norueguesa e de várias outras associações. Seus trabalhos na área de Sistemas Dinâmicos servem para modelar muitos fenômenos da natureza e de atividades socioeconômicas. Dedica-se principalmente a temas, como transformações, difeomorfismo, fluxos, sistemas hiperbólicos, ciclos de Poincaré e suas bifurcações, sistemas dinâmicos e conjunto hiperbólico.


O matemático Jacob Palis, homenageado pelo Conselho Superior, ao lado da engenheira química Angela Uller (Foto: Lécio Augusto Ramos)


“Tenho orgulho da FAPERJ e de ter me dedicado durante esses anos a ela. Vocês têm que continuar a impor a presença da Fundação, no bom sentido, porque é preciso uma FAPERJ forte para uma ciência forte no estado do Rio de Janeiro. Sofremos alguns reveses temporários, mas precisamos lutar pelo repasse constitucional dos 2% do orçamento estadual à Fundação e resistir. O Rio tem uma tradição muito forte na área científica e tecnológica e sedia diversas instituições”, destacou o homenageado aos conselheiros.

Formado por 14 membros titulares, o Conselho Superior tem quatro integrantes indicados livremente pelo governador, enquanto os demais são por ele escolhidos nas listas tríplices apresentadas por universidades, entidades com reconhecida atividade de pesquisa e pelo setor empresarial. O presidente da Fundação participa das reuniões do Conselho Superior na qualidade de membro nato.

Participaram da reunião o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes; a diretora Científica, Eliete Bouskela; e os membros do Conselho Superior Luiz Davidovich (presidente da ABC); Roberto Kant de Lima (Universidade Federal Fluminense – UFF); João carlos Costa dos Anjos (Observatório Nacional – ON); Benito Diaz Paret (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro – TIRIO); Bruno José Rodrigues Alves (Empresa Brasileira de Agricultura – Embrapa); Carlos Medicis Morel (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz); Egberto Gaspar Moura (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj); Fernando Lázaro Freire (PUC-Rio); Nelson Moura Brasil (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ); Kenneth Rochel Camargo (UFRJ) e Maria Cristina Zamberlan (Instituto Nacional de Tecnologia – INT).

Sobre a nova presidente e vice do Conselho Superior

Angela Uller possui graduação em Engenharia Química pela UFRJ (1975), mestrado em Engenharia Química pela mesma instituição (1976) e doutorado em Engenharia Química pela École Superieur de Chimie/Université de Paris (1980). Atualmente, é professora associada do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em processos orgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação experimental de dados de equilíbrio de fases, simulação e modelagem termodinâmica, processos de separação pelo equilíbrio, em particular, em extração supercrítica, com aplicação em produtos naturais, petróleo e gás, etanol e biodiesel. Tem também experiência em gestão universitária por ter estado na diretoria da Coppe/UFRJ e da Fundação Coppetec de 1990 a 2007, em gestão de projetos com empresas, em gestão da inovação e em política de CT&I, pela participação em conselhos de vários órgãos governamentais federais e estaduais, tais como: Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e diretora da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Foi pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, a qual está subordinada a Agência UFRJ de Inovação, de 2007 a 2011, e chefe de gabinete do reitor da UFRJ de 2011 a 2015.

Alice Lopes concluiu o doutorado em Educação pela UFRJ em 1996. Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Uerj, e procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde 1998, hoje com nível 1 B. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) de janeiro de 2008 até julho de 2012. Publicou quatro livros, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies, Policy Futures in Education e Revista Brasileira de Educação, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 20 alunos de mestrado (sendo uma como co-orientadora), 17 alunos de doutorado (sendo três como co-orientadora) e sete pesquisadores em nível de pós-doutorado. Atualmente orienta sete doutorandos, um mestrando e três bolsistas de Iniciação Científica CNPq e Uerj. Atuou como coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação em 2011-2012. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e membro do conselho editorial das publicações Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, e Educação e Sociedade, entre outras. Foi membro da Comissão de Avaliação de Programas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no triênio 2002-2004. Foi membro suplente do CA Educação do CNPq de dezembro de 2012 a junho de 2013 e membro titular nessa comissão de agosto de 2014 a junho de 2016. É diretora do Departamento de Fomento ao Ensino para Graduados (DEPG) na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj desde janeiro de 2016.




Autor: Ascom FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data de Publicação: 26/07/2018
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=3602.2.9

Um comentário:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir