segunda-feira, 30 de julho de 2018

Conhecimento sobre a vacinação contra o HPV em estudantes de medicina no Rio de Janeiro


Assunto de tamanho interesse da ginecologia, atual, de abrangência médica, econômica e mundial, o papiloma vírus humano (HPV) é um vírus de DNA extremamente prevalente em todo o mundo (SILVAet al., 2012; RODRIGUES et al., 2014). Atualmente existem mais de 200 tipos identificados, dos quais cerca de 45 acometem a área anogenital e são divididos principalmente em dois grandes grupos, o de baixo (6 e 11) e o de alto risco oncogênico (16 e 18) (ANGUIANO et al., 2013). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacam que mais de 630 milhões de homens e mulheres (1:10 pessoas) estão infectados por este vírus no mundo (BAKOGIANNI , 2010). 



O estudo, tratamento e prevenção do HPV é de vultosa importância, pois o mesmo é identificado em mais de 99% dos carcinomas do colo uterino e além disso, a infecção está também potencialmente associada carcinomas de outros territórios anatômicos como orofaringe, ânus, pênis e região vaginal (GIULIANO et al., 2011). O câncer cervical corresponde a aproximadamente 10% de todos os casos de câncer em mulheres no mundo e é a segunda causa mais comum de morte por neoplasia, depois do câncer de mama.



Atualmente é um importante problema de saúde pública, em especial nos países menos desenvolvidos como no Brasil onde ocorrem cerca de 20.000 novos casos e 4.000 mortes por ano (FREGNANI et al., 2013; COELHO et al., 2015). O principal elemento para desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer do colo do útero é a infecção pelo HPV e dentre os fatores de risco considerados para infecção pelo vírus e possível evolução neoplásica estão principalmente a idade, maior prevalência entre adolescentes e adultas jovens, início precoce de vida sexual, múltiplos parceiros sexuais e presença outras doenças sexualmente transmissíveis.



Desde a década de 1940, a colpocitologia oncótica ou exame de Papanicolau constitui o método de triagem e prevenção para as lesões precursoras do câncer do colo uterino. Exame este sensível, seguro, barato e de especificidade relativamente boa (GIULIANO et al., 2011). Além dos exames preventivos, a vacinação contra o HPV tem ganhado espaço como ferramenta na prevenção, sendo a possibilidade de redução do câncer de colo uterino com a utilização da vacina profilática contra o HPV uma grande perspectiva médica mundial (GIRALDO et al., 2008). Em 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (ANVISA) regulamentou a comercialização da vacina quadrivalente recombinante contra o Papilomavírus Humano (6, 11, 16 e 18). Mais recentemente também foi aprovada a vacina bivalente contra HPV16 e HPV18, considerados os dois tipos mais comuns nos cânceres cervicais; ambas são semelhantes e apresentam alta eficácia (LINHARES e VILLA, 2006).



Muitos estudos apontam com entusiasmo o papel das vacinas profiláticas na redução do câncer de colo uterino, sugerindo a incorporação desta nova tecnologia ao serviço público de saúde (MEDEIROS, 2009). Uma das principais barreiras à informação sobre a detecção precoce e prevenção da infecção por HPV são a disponibilidade, precisão das informações dadas e incentivo dos profissionais de saúde para a prática dos exames de prevenção e vacinação por parte da população (COSTA et al., 2017). A estratégia requer um aumento das ações para fortalecer programas através de um pacote de serviços integrados: informação e educação em saúde; rastreamento e tratamento pré-câncer; tratamento para câncer cervical invasivo e cuidados paliativos; além de decisões políticas baseadas em evidência sobre como se introduzir a vacina contra o vírus HPV (GIRALDO et al., 2008). 






Autor: Gilda Maria Sales Barbosa, Daniel Pereira Barbosa, Elizabeth Zaroni Megale, Eduarda Karenn Ferreira da Silva, Elaine Alves dos Santos e Cassio do Nascimento Florêncio
Fonte: SUSTINERE
Sítio Online da Publicação: e-publicacoes UERJ
Data de Publicação: Janeiro a Junho de 2018
Publicação Original: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/33130/25717

Nenhum comentário:

Postar um comentário