segunda-feira, 23 de julho de 2018

Calor extremo, seca e precipitação desastrosa, marcam a primeira metade do verão no hemisfério norte

Organização Meteorológica Mundial (WMO)
Temperaturas extremas

Em 28 de junho, Quriyat, ao sul de Muscat, na costa de Omã , registrou uma temperatura mínima de 24 horas, de 42,6 ° C, o que significa que a temperatura mais baixa durante a noite não caiu abaixo desse nível. Embora a temperatura “baixa” mais alta não seja atualmente monitorada como uma categoria no Arquivo de Clima e Clima da WMO, acredita-se que seja a temperatura mais alta já registrada por um termômetro.

Ouargla, no Deserto do Saara na Argélia, relatou uma temperatura máxima de 51,3 ° C em 5 de julho. É provável que esta seja a temperatura mais alta já registrada na Argélia. O Arquivo de Meteorologia e Extremos Climáticos da WMO lista atualmente Kebili, na Tunísia, como sendo a temperatura mais alta da África com 55 ° C registrada em julho de 1931. No entanto, tem havido dúvidas sobre a confiabilidade dos registros de temperatura da era colonial na África.

Muitas partes do norte da África sofreram uma onda de calor de 3 a 10 de julho. Marrocos viu um novo recorde de 43,4 ° C em Bouarfa em 3 de julho.

A estação de Furnace Creek no Parque Nacional do Vale da Morte na Califórnia, EUA, registrou uma temperatura de 52,0 ° C em 8 de julho. A estação detém o recorde de maior temperatura registrada na Terra a 56,7 ° C (134 ° F), em 10 de julho de 1913.

Outras partes da Califórnia também foram atingidas pelo calor extremo. O centro de Los Angeles estabeleceu um novo recorde mínimo mensal de julho para 26,1 ° C em 7 de julho. Chino, perto de Los Angeles, viu uma temperatura recorde de 48,9 ° C (120 ° F). O aeroporto de Burbank estabeleceu um novo recorde absoluto de 45,6 ° C em 6 de julho, batendo 45 ° C em 1971, e o Aeroporto Van Nuys registrou uma temperatura recorde de 47,2 ° C (117 ° C) de acordo com o US National Weather. Serviço.

No Canadá, uma onda de calor combinada com alta umidade na província de Quebec contribuiu para dezenas de mortes, especialmente entre os mais vulneráveis e idosos.

Ao mesmo tempo, partes do leste do Canadá viram um breve retorno do clima de inverno, com neve em partes da Terra Nova e Cape Breton (Nova Escócia), e temperaturas de -1 ° C, em St John’s e Halifax. O clima de inverno no final do ano é raro, sendo este o primeiro desde 1996. ”

As temperaturas foram excepcionalmente altas em grandes partes do norte da Sibéria em junho de 2018. Essa tendência continuou durante a primeira semana de julho. O Centro de Hidrometo da Sibéria Ocidental da Rússia emitiu um alerta de tempestade devido a temperaturas de mais de 30 ° C por mais de cinco dias, previsto para durar entre 9 e 16 de julho. Isso cria altos riscos de incêndios florestais, bem como interrupções no fornecimento de energia, transporte e serviços públicos e afogamento de pessoas que escapam do calor na água. A região de Krasnoyarsk relatou anomalias diárias de 7 ° C acima da média, com incêndios já afetando cerca de 80.000 hectares de floresta.
Seca e calor em partes da Europa

Na Europa, o Centro Regional do Clima sobre Monitoramento Climático da OMM, operado pelo Serviço Meteorológico Alemão, DWD, emitiu uma recomendação do Observatório do Clima com orientações sobre seca e temperaturas acima do normal válidas até 23 de julho. O produto de orientação, usado pelos Serviços Meteorológicos Nacionais para emitir alertas e previsões nacionais, referia-se à continuação da situação de seca e temperaturas acima do normal para o norte da Europa (da Irlanda aos Estados Bálticos e ao sul da Escandinávia). As anomalias semanais de temperatura são previstas até +3 – + 6 ° C. A probabilidade de que a precipitação esteja abaixo do tercile inferior é mais de 70%. Esta seca pode ser acompanhada por escassez de água, tempestades locais, riscos de incêndios florestais e perdas na colheita, disse.

A combinação de pouca precipitação e temperaturas acima da média sustentadas (incluindo ondas de calor) é devida a condições persistentes do anticiclone. Preocupações são principalmente para a produção agrícola (principalmente cereais e feno), enquanto que interrupções no fornecimento de água ou restrições são relatadas localmente. Nenhuma chuva significativa é esperada até pelo menos meados de julho, nem as temperaturas devem voltar ao normal durante o mesmo mês, de acordo com o Copernicus European Drought Observatory .

Em meio a uma extensa onda de calor na Escandinávia, as temperaturas chegaram a 30 ° C no Círculo Polar Ártico. A Noruega registou uma temperatura recorde de 33,5 ° C em Badufoss a 17 de julho e atingiu 33,4 ° C em Kevo, na Finlândia. Influenciado por um vento quente, o extremo norte da Noruega (Makkaur) viu um novo recorde de temperatura mínima durante a noite de 25,2 ° C em 18 de julho.

Existe um risco elevado de incêndios florestais em toda a Escandinávia e na região do Báltico. A Suécia registrou cerca de 50 incêndios florestais em meados de julho .

A Irlanda registou ondas de calor em 15 estações sinópticas (5 dias consecutivos ou mais com temperatura máxima superior a 25 ° C) e uma seca absoluta em todas as suas estações.

O Reino Unido viu a primeira metade do verão mais seca já registrada, com apenas 47 mm entre 1º de junho e 16 de julho.
Junho um dos mais quentes no registro







Globalmente, junho foi o segundo mais quente já registrado, de acordo com o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo Copernicus Climate Change Service

Além do excepcionalmente elevado em grande parte do norte da Sibéria em junho de 2018, as temperaturas também estavam bem acima da média em grande parte dos EUA, no centro do Canadá e no norte da África, e no Oriente Médio e norte da China.

Os EUA contíguos tiveram o terceiro mais quente de junho no registro. Mas muitas partes do país tinham temperaturas mínimas durante a noite bem acima da média, de acordo com os Centros Nacionais de Informações Ambientais dos EUA. Em 2018 (a partir de 9 de julho), houve 6 eventos climáticos climáticos e climáticos nos EUA, com perdas superiores a US $ 1 bilhão cada nos Estados Unidos. Esses eventos incluíram 4 eventos de tempestades severas e 2 eventos de tempestades de inverno. No geral, esses eventos resultaram na morte de 36 pessoas e tiveram efeitos econômicos significativos nas áreas impactadas.
Relação com as Mudanças Climáticas

Episódios de calor extremo e precipitação estão aumentando como resultado da mudança climática. Embora não seja possível atribuir os eventos extremos individuais de junho e julho às mudanças climáticas, eles são compatíveis com a tendência geral de longo prazo devido ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa.

Muitos estudos recentes descobriram que a probabilidade do evento extremo foi influenciada pela atividade humana, direta ou indiretamente. De um conjunto de 131 estudos publicados entre 2011 e 2016 no Boletim da Sociedade Americana de Meteorologia , 65% descobriram que o A probabilidade do evento foi significativamente afetada por atividades antropogênicas.

Tem sido mais difícil identificar influência antropogênica na atribuição de extremos de precipitação. Enquanto alguns estudos descobriram que a probabilidade de alguns eventos extremos de precipitação foi aumentada, na maioria das vezes indiretamente, pelas mudanças climáticas, para muitos outros estudos, os resultados foram inconclusivos. Isso ocorre porque o sinal climático subjacente de longo prazo em precipitações extremas é menos claro do que é para a temperatura e, porque os eventos extremos de precipitação geralmente ocorrem em escalas espaciais mais curtas do que os eventos extremos de temperatura. Atualmente, os estudos de atribuição são realizados principalmente em modo de pesquisa na literatura revisada por pares.

O Relatório Especial do IPCC de 2012 sobre Eventos Extremos antecipa, por exemplo, que “é provável que a freqüência de precipitação intensa ou a proporção do total de chuvas causadas por fortes quedas aumente neste século em muitas áreas do globo” e que “um aumento de 1 pol. A quantia diária máxima anual de precipitação de 20 anos provavelmente se tornará um evento de 1 em 5 a 1 em 15 anos até o final do século 21 em muitas regiões ”.

Informe da Organização Meteorológica Mundial (WMO), in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/07/2018



Autor: Organização Meteorológica Mundial (WMO)
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data de Publicação: 23/07/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/07/23/calor-extremo-seca-e-precipitacao-desastrosa-marcam-a-primeira-metade-do-verao-no-hemisferio-norte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário