segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Chamada Mobility Confap Italy (MCI) 2019 é lançada





O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a FAPERJ – como membro deste conselho –, e a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas, lançaram nesta terça-feira, dia 27 de agosto, a Chamada Pública para mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras na Itália (Mobility Confap Italy – MCI). A Chamada é destinada a pesquisadores e estudantes dos estados cujas FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) aderiram ao edital, e busca oferecer suporte a candidatos interessados em trabalhar com pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por período determinado, nas instituições italianas.

O fomento oferecido aos pesquisadores brasileiros será por meio de Bolsas (Scholarships) e os valores serão determinados por regulamentos próprios de cada Fundação. A FAPERJ, por sua vez, apoiará a chamada através de mobilidade para doutorandos, pós-doutorandos (com vínculo empregatício) e pós-doutorandos Nota 10 (PDR 10). Os contemplados terão direito a uma bolsa mensal pelo período de três a seis meses no valor de R$ 5.400,00, passagem aérea de ida e volta e seguro viagem. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos apoiados pela Chamada.

As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI (http://www.mci.unibo.it/en/brazilian-candidates/academic-opportunities) e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo.

Os critérios de avaliação estão descritos no edital e nas diretrizes publicadas pela FAPERJ. O formulário para candidatura estará disponível no site http://sigconfap.ledes.net e no SisFAPERJ até o dia 21/10/2019.

Chamada Mobility Confap Italy – MCI (em inglês): http://confap.org.br/pt/editais/31/mobility-confap-italy-mci-2019


Chamada Mobility Confap Italy – MCI (em português): http://www.faperj.br/downloads/CONFAP_MCI_Chamada_2019_PTT.pdf

Diretrizes FAPERJ: http://www.faperj.br/downloads/Chamada_Mobility_Italy_Confap.pdf

Mais informações pelo e-mail: confap-italy2019@faperj.br



Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 29/08/2019
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=3825.2.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário