terça-feira, 30 de agosto de 2022

Ministério da Saúde promove "Dia D" contra Poliomielite e Multivacinação



- Foto: Marcos Lopes/MS

Opequeno Eduardo, de 4 anos, compareceu ao Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, em Ouro Preto (MG), para reforçar a proteção contra a paralisia infantil. A mãe, Tâmara Marques, defende que atualizar a caderneta dos filhos é uma responsabilidade que garante que eles tenham a imunização necessária para evitar a reintrodução doenças no País. A campanha disponibiliza 18 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Com mais de 14 milhões de crianças entre um e menores de 5 anos aptas a receber a vacina contra a poliomielite, a campanha se estende até o dia 9 de setembro para alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% desse público, além de reafirmar o compromisso internacional assumido de manter o Brasil livre da doença. Os pequenos menores de um ano deverão ser vacinados conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. “É inaceitável que doenças tão antigas, como é o caso da poliomielite, ainda possam ameaçar as crianças do Brasil”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Os mais de 5 mil municípios brasileiros estão mobilizados para o Dia “D” de vacinação, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. “Independente da data final da campanha, as vacinas estão disponíveis o ano inteiro. Nós não podemos permitir que doenças absolutamente imunopreviníveis retornem para atingir a população”, explica.

As vacinas disponíveis para a atualização são:Hepatite A e B;
Penta (DTP/Hib/Hep B);
Pneumocócica 10-valente;
VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
VOP (Vacina Oral Poliomielite);
VRH (Vacina Rotavírus Humano);
Meningocócica C (conjugada);
Meningocócica ACWY (conjugada);
Febre amarela;
Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba);
Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela);
DTP (tríplice bacteriana);
dT/ Dupla Adulto (difteria e tétano);
dTpa adulto (difteria, tétano e coqueluche);
Varicela;
Pneumocócica 23-valente – Pneumo 23v;
HPV quadrivalente (papilomavírus humano);
BCG.

As campanhas vão coincidir com a vacinação contra Covid-19, que está em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.

Giurla Martins e Karol Ribeiro
Ministério da Saúde
Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária





Autor: gov
Fonte: gov
Sítio Online da Publicação: gov
Data: 20/08/2022
Publicação Original: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/ministerio-da-saude-promove-dia-d-contra-poliomielite-e-multivacinacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário