quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Camada de ozônio continua a se recuperar em 2022, afirma NASA



A espessura da camada de ozônio aumentou em 2022, segundo dados coletados por cientistas da Agência Espacial Americana (NASA) e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Neste ano, calcula-se que a área média afetada pela poluição ambiental foi de 23,2 milhões de quilômetros quadrados, um pouco menos que os 24,9 milhões do ano anterior. Desde que o Protocolo de Montreal limitou o uso de substâncias nocivas, a região vem se recuperando.



Camada de ozônio continua a se recuperar em 2022 (Fonte: NASA/reprodução) Fonte: NASA

A camada de ozônio é uma zona da estratosfera que acumula uma grande quantidade do gás de mesmo nome. Através de reações químicas, ela impede que raios ultravioletas cheguem à superfície do planeta. Esse tipo de radiação é prejudicial à nossa saúde e causa o câncer de pele.

Hoje sabe-se que o desgaste dessa proteção é provocado pela emissão de certas substâncias contendo cloro e bromo. Apesar de ser conhecido como buraco, na verdade o que preocupa os especialistas é a diminuição da quantidade disponível desse gás em certas regiões da estratosfera, principalmente sobre o polo sul.Leia também: Turismo espacial pode ser nova ameaça à camada de ozônio, diz estudo

O uso dos CFCs, um dos agentes poluidores mais preocupantes, foi proibido por diversos países ao redor do globo como tentativa de frear o fenômeno. Essa substância era usada para resfriar geladeiras e foram muito mais comuns no passado.

Ao longo das estações do ano, a espessura da capa protetora pode variar naturalmente. A recuperação dessa substância é mais um indício de que medidas de proteção ambiental tem efeito real sobre o nosso planeta, desde que sejam assumidas pelos países em colaboração.






Autor: Acácio Moraes
Fonte: nexperts
Sítio Online da Publicação: tecmundo
Data: 03/11/2022
Publicação Original: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/253584-camada-ozonio-continua-recuperar-2022-afirma-nasa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário