terça-feira, 22 de novembro de 2022

FAPERJ e Embaixada da França lançam 3º Edital de Mobilidade Internacional

Por Ascom Faperj*

*Texto publicado em 17/11/2002; atualizado em 18/11/2022

A FAPERJ e a Embaixada da França anunciam nesta sexta-feira, 18 de novembro, em evento na Academia Brasileira de Ciências (ABC), o lançamento de uma nova edição do Edital de Mobilidade Internacional Faperj-França 2023, destinado a apoiar a mobilidade de pesquisadores fluminenses e franceses em projetos conjuntos de pesquisa.




Esta iniciativa é mais um fruto do protocolo de intenções celebrado entre a Fundação e a Embaixada da França no ano de 2019, com o objetivo de fortalecer e ampliar as colaborações franco-fluminenses no âmbito da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. As edições dos anos anteriores, que obtiveram grande sucesso no número de inscrições, foram realizadas em 2020 e 2022 e previam o apoio às Cátedras Francesas, isto é, a vinda de pesquisadores visitantes franceses à Instituições de Ensino ou Pesquisa localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

Esta 3ª edição do edital tem como diferencial o fato de que permitirá não só a vinda de pesquisadores franceses, mas igualmente a visita dos pesquisadores fluminenses às instituições francesas dos pesquisadores parceiros. A FAPERJ será responsável por financiar as bolsas de mobilidade, por um período de 15 dias a dois meses, destinadas aos pesquisadores envolvidos no projeto, enquanto a Embaixada da França se responsabilizará pela concessão das passagens e seguros. Até cinco projetos, envolvendo a mobilidade de ambos os pesquisadores, serão financiados no âmbito deste edital. As mobilidades deverão ocorrer durante o segundo semestre de 2023.

O cronograma de atividades contará com uma breve introdução sobre a chamada em questão, além de apresentações de pesquisadores contemplados nas edições anteriores do edital.

O texto do novo edital deverá ser disponibilizado no site da FAPERJ nos próximos dias, após o lançamento oficial que terá lugar no auditório da Academia Brasileira de Ciências nesta sexta (18/11).

Para dúvidas e esclarecimentos, a Assessoria Internacional da FAPERJ se disponibiliza através do seu email institucional: assessoria.internacional@faperj.br






Autor: Faperj
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 18/11/2022
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=231.7.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário