quinta-feira, 17 de novembro de 2022

CBMI 2022: Controle do foco na sepse e no choque séptico

CBMI 2022: Controle do foco na sepse e no choque séptico

Ainda pouco estudado, o controle de foco é essencial para não aumentar os danos ao paciente no atendimento da terapia intensiva.


O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Experimente o Whitebook e tenha o melhor suporte na sua tomada de decisão clínica.

Manejo da sepse em 2022 

A discussão começou elencando três grandes pilares do manejo da sepse no momento atual: terapia antibiótica (envolve terapia apropriada, administração no timing correto, programas de stewardship de antimicrobianos); medidas de suporte (ressuscitação, monitorização, corticoterapia, remoção de toxinas, suporte orgânico); e controle do foco. Esse último é pouco estudado, difícil de mensurar e frequentemente recebe pouca ênfase de imediato.

O que é controle do foco? 

Emprego de todas as medidas físicas necessárias para eliminar uma fonte de infecção, controle de contaminação em curso e restauração da anatomia e funcionalidade prévias à patologia aguda.   

Geralmente, compreende drenagem, desbridamento de tecidos, descompressão de cavidades e, em alguns casos, reparo definitivo de lesões. 


5 verdades sobre o controle do foco na sepse 

Controle do foco é essencial

Pense fora da caixa (abdominal)

Trate de forma emergencial na maioria dos pacientes. Não retarde.

Primeiro, não cause dano.

Fique atento aos cenários de falência ao controle do foco. 

O controle do foco é ainda peça importante para a limitação do uso de antibióticos. Em pacientes sem controle adequado do foco, é possível encontrarmos maior período de terapia antibiótica, alterações da flora intestinal, infecções resistentes, peritonite terciária persistente e por conseguinte recuperação inadequada do quadro clínico.  

Rapidez no atendimento 

De acordo com as recomendações de 2017 da Surgical Infection Society, o controle do foco deve ser utilizado para remoção de fluidos e tecidos infectados e para prevenção de contaminação em curso. Deve ocorrer dentro de 24 horas e de forma mais urgente ainda nos cenários de sepse e choque séptico. Recomendação similar é feita pela última atualização do Surviving Sepsis Campaign (2021). 

Quando decidir por drenagem percutânea de um foco ou cirurgia aberta? 

De acordo com o prof. Jan de Waele, o seguinte raciocínio pode ser utilizado. Elegível para drenagem percutânea? Considere localização, extensão, necrose associada, presença de perfuração e status do paciente. Se possível, considere drenagem.  

Em casos de múltiplas lojas de abscessos ou coleções loculadas, abscessos interalças, fístula entérica ou conteúdos espessos, a cirurgia aberta deve ser considerada. O controle do foco é uma importante ferramenta. O timing adequado da abordagem é fundamental para o sucesso clínico.






Autor: Filipe Amado
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 16/11/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/cbmi-2022-controle-do-foco-na-sepse-e-no-choque-septico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário