quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Estudo: comunicação vocal entre vertebrados surgiu há 407 milhões de anos



Paradoxalmente, um tema do qual pouco se fala em trabalhos científicos é a comunicação vocal. Desempenhando um papel fundamental no cuidado parental, na atração de parceiros e vários outros comportamentos característicos dos vertebrados, há pouquíssima informação sobre a origem da comunicação acústica.

Análises comparativas que pesquisam em que estágio da história evolutiva dos vertebrados o uso de vocalizações como recurso comunicativo apareceu pela primeira vez esbarram invariavelmente na absoluta falta de informações de alguns grupos-chave que não foram amplamente estudados.

E foi exatamente nessas espécies pouco ou nada estudadas que uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, se debruçou. O trabalho resultou em evidências de 53 espécies de quatro grandes clados de vertebrados terrestres: tartarugas, tuataras, cecílias e peixes pulmonados, cruzando gravações vocais e observações comportamentais.


Os cientistas detectaram comunicação acústica em peixes pulmonadosFonte: Rafael C.B. Paradero
Afinal, quando surgiu a comunicação acústica?

Como ponto de partida para investigar as origens evolutivas da comunicação acústica em vertebrados, os pesquisadores avaliaram as habilidades acústicas de anfíbios não anuros (salamandras e cecílias), quelônios (tartarugas) e peixes pulmonados (dipnoicos), definidos no estudo como “fundamentais para mapear a comunicação vocal na árvore vertebrada da vida”.

Grande parte desses vertebrados com pulmões – conhecidos como vertebrados coanatos – criam sons através de estrutura em suas gargantas enquanto empurram o ar pelos pulmões. No entanto, esses sons têm sido negligenciados pelos pesquisadores e considerados ruídos criados por acidente ou apenas para se defender de predadores.


Após cruzar suas novas descobertas com dados já coletados anteriormente em outras 1.800 espécies de coanatos, os autores do estudo concluíram que a comunicação acústica vem evoluindo nesses vertebrados que respiram pelo nariz há cerca de 407 milhões de anos. Ou seja, a comunicação vocal é "pelo menos tão antiga quanto o último ancestral comum de todos os vertebrados coanatos [o peixe Eoactinistia foreyi]", diz o estudo.







Autor: Jorge Marin
Fonte: nexperts
Sítio Online da Publicação: tecmundo
Data: 02/11/2022
Publicação Original: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/253577-estudo-comunicacao-vocal-entre-vertebrados-surgiu-ha-407-milhoes-anos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário