quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Veja como rastrear a nave da missão Artemis I em tempo real!


Imagem: NASA/Bill Ingalls


A missão Artemis I, parte do projeto ambicioso da NASA de levar pessoas até a Lua e, posteriormente, até Marte, foi lançada na madrugada desta quarta-feira (16), e você poderá acompanhar todo o trajeto da espaçonave em tempo real, pela internet!

Será possível acompanhar a espaçonave da missão online, por meio do Artemis Real-time Orbit Website (AROW). A Orion viajará para 40.000 milhas (quase 65 mil quilômetros) além da Lua por cerca de 25 dias, no primeiro teste de voo integrado com o foguete Space Launch System (SLS).


Utilizando o AROW, qualquer pessoa com acesso à Internet poderá verificar onde a Orion estará e rastrear sua distância da Terra e da Lua, além de medir a duração da missão e a velocidade da nave.

O AROW está disponível no site da NASA e por meio da conta @NASA_Orion, no Twitter.
Como o AROW vai funcionar

O AROW vai apresentar os dados coletados por sensores na Orion enviados ao Centro de Controle da Missão no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston, nos Estados Unidos.

O site irá fornecer dados em tempo real, assim que a Orion estiver voando sozinha. No site, será possível ver onde a nave estará em relação à Terra e à Lua, seguir o caminho da missão e visualizar seus principais marcos e características da Lua, incluindo informações sobre locais de pouso do programa anterior, Apollo.Missão Artemis I lança expedição de biologia no espaço profundo

O site também vai disponibilizar para download os dados da trajetória do voo da missão, chamados de efemérides, e um conjunto de vetores do estado da Orion - que descrevem precisamente onde a nave está localizada no espaço e como ela se move.

Segundo a NASA, os vetores podem ser utilizados por profissionais de dados, artistas e criativos para criar seu próprio aplicativo de rastreamento, visualização de dados e "qualquer outra coisa que imaginarem".

A tecnologia do AROW também poderá ser aplicada a outras missões no futuro. E aí, ficou curioso(a) para acompanhar a Orion em tempo real?


Autor: tecmundo
Fonte: tecmundo
Sítio Online da Publicação: tecmundo
Data: 16/11/2022
Publicação Original: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/243956-veja-rastrear-nave-missao-artemis-i-tempo-real.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário