sexta-feira, 11 de novembro de 2022

CBMI 2022: Avaliação não invasiva da pressão intracraniana

Uma das conferências do CBMI 2022, Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que acontece em Brasília neste fim de semana, abordou a avaliação não-invasiva da pressão intracraniana. Sabemos que a monitorização invasiva da pressão intracraniana é o padrão-ouro, no entanto nem sempre é factível de forma inicial. A conferência ficou por conta da Dra. Chiara Robba (Itália), expert em neurointensivismo. Confira o que foi abordado.


Por que utilizar o ultrassom (US) para avaliar a pressão intracraniana?

Facilmente disponível, não-invasivo, seguro, baixo custo, rápido e fácil de executar, aplicável à beira-leito, adaptado à cenários de emergência e com acurácia.


Ultrassom de nervo óptico

O ultrassom de nervo óptico é um grande aliado na avaliação não-invasiva da pressão intracraniana. Na verdade, analisamos o diâmetro da bainha do nervo óptico. Valores acima de 5 mm estão relacionados a uma provável PIC > 20 mmHg.


Doppler transcraniano

O Índice de Pulsatilidade, obtido através do Doppler transcraniano, guarda relação com a PIC. O sinal mais precoce de aumento da PIC é um aumento do Índice de Pulsatilidade. O valor normal do índice está na faixa < 1.


Estudo IMPRESSIT 2

O estudo Transcranial Doppler (TCD) as a screening test to exclude intracranial hypertension in brain-injured patients: the IMPRESSIT-2 prospective multicenter international study, publicado em abril de 2022, foi realizado pelo grupo da Dra. Chiara Robba, uma das autoras do estudo.


Ele comparou o uso do Doppler com a monitorização invasiva da PIC< e concluiu que o Doppler Transcraniano pode ser útil para excluir hipertensão intracraniana em situações nas quais métodos invasivos não podem ser utilizados ou não estejam disponíveis. Além disso, pode ser utilizado para avaliar pacientes sob risco para potencial monitorização invasiva da PIC.


Por fim, quando então utilizar a monitorização não-invasiva da pressão intracraniana?


Em pacientes neurocríticos: quando a monitorização invasiva está contraindicada ou não está disponível.


Em pacientes não neurocríticos: em cenários intraoperatórios, falência hepática, coma metabólico, parada cardiorrespiratória.






Autor: Filipe Amado
Fonte: bbc
Sítio Online da Publicação: bbc
Data: 11/11/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/cbmi-2022-avaliacao-nao-invasiva-da-pressao-intracraniana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário