quarta-feira, 15 de março de 2023

Cientistas mapearam o cérebro de um inseto com mais detalhes do que nunca

A fiação do cérebro de um inseto não contém mais muito território desconhecido.




Todas as células nervosas - e praticamente todas as conexões entre elas - em um cérebro larval de mosca da fruta já foram mapeadas, relatam os pesquisadores na Science de 10 de março. É o diagrama de fiação do cérebro inteiro mais complexo já criado.


Anteriormente, apenas três organismos – uma ascídia e dois tipos de vermes – tinham seus circuitos cerebrais totalmente diagramados para esta resolução. Mas os cérebros dessas criaturas têm apenas algumas centenas de neurônios. Os cientistas que conduziram o novo estudo queriam entender cérebros muito mais complicados.


As moscas-das-frutas (Drosophila melanogaster) compartilham uma ampla gama de comportamentos com os humanos, incluindo a integração de informações sensoriais e aprendizado. As larvas executam quase todas as mesmas ações que as moscas adultas – exceto algumas, como voar e acasalar – mas têm cérebros menores, tornando a coleta de dados muito mais rápida (SN: 19/07/18).


A ideia desse projeto surgiu há 12 anos, conta a neurocientista Marta Zlatic, do Laboratório de Biologia Molecular do MRC, em Cambridge, na Inglaterra. Naquela época, ela e seus colegas capturaram imagens de microscópio eletrônico de todo o cérebro larval da mosca da fruta. Eles então uniram essas imagens em um computador e traçaram manualmente cada neurônio para criar uma renderização 3D das células. Por fim, a equipe encontrou as conexões por onde as informações passam entre as células e até determinou os fins de envio e recebimento.

Os pesquisadores identificaram mais de 3.000 neurônios e cerca de 550.000 conexões, conhecidas como sinapses.


Os neurônios transmitem informações uns aos outros em circuitos. A exploração dos padrões de conectividade dos neurônios – não apenas parceiros diretamente ligados, mas também os links de células ligadas e assim por diante – revelou 93 tipos diferentes de neurônios. As classes eram consistentes com agrupamentos preexistentes caracterizados por forma e função. E quase 75% dos neurônios mais bem conectados estavam ligados ao centro de aprendizado do cérebro, indicando a importância do aprendizado em animais.


Os pesquisadores esperam que este trabalho sirva como um modelo para colegas cientistas





Autor: sciencenews
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: March 10, 2023
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/brain-insect-fruit-fly-detail-nerve-cell

Nenhum comentário:

Postar um comentário