quinta-feira, 30 de março de 2023

Proteger a vida selvagem ajuda a mitigar as mudanças climáticas

Proteger a vida selvagem ajuda a mitigar as mudanças climáticas

Os animais selvagens desempenham um papel crítico no controle do ciclo do carbono nos ecossistemas terrestres, de água doce e marinhos

Proteger a vida selvagem em todo o mundo pode melhorar significativamente a captura e o armazenamento de carbono natural, sobrecarregando os sumidouros de carbono do ecossistema, descobriu um novo estudo liderado por Oswald Schmitz, professor de população e ecologia comunitária da Yale School of the Environment Oastler.

O estudo, publicado na Nature Climate Change e com a coautoria de 15 cientistas de oito países, examinou nove espécies de vida selvagem – peixes marinhos, baleias, tubarões, lobos cinzentos, gnus, lontras marinhas, bois almiscarados, elefantes africanos da floresta e bisões americanos.

Os dados mostram que proteger ou restaurar suas populações poderia facilitar coletivamente a captura adicional de 6,41 bilhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente. Isso representa 95% da quantidade necessária todos os anos para cumprir a meta do Acordo de Paris de remover carbono suficiente da atmosfera para manter o aquecimento global abaixo do limite de 1,5 grau Celsius.


“As espécies selvagens, em toda a sua interação com o meio ambiente, são o elo perdido entre a biodiversidade e o clima”, diz Schmitz. “Essa interação significa que a reflorestação pode estar entre as melhores soluções climáticas baseadas na natureza disponíveis para a humanidade”.

Os animais selvagens desempenham um papel crítico no controle do ciclo do carbono nos ecossistemas terrestres, de água doce e marinhos por meio de uma ampla gama de processos, incluindo alimentação, deposição de nutrientes, perturbação, deposição de carbono orgânico e dispersão de sementes, mostrou a pesquisa de Schmitz. A dinâmica de absorção e armazenamento de carbono muda fundamentalmente com a presença ou ausência de animais.

Ameaçar as populações de animais a ponto de se tornarem extintos pode transformar os ecossistemas que habitam de sumidouros de carbono em fontes de carbono, de acordo com a pesquisa.

As populações de vida selvagem do mundo diminuíram quase 70% nos últimos 50 anos. O estudo mostra que resolver a crise climática e a crise da biodiversidade não são questões separadas e a restauração das populações animais deve ser incluída no escopo das soluções climáticas baseadas na natureza, dizem os autores. Revolucionar populações de animais para melhorar a captura e armazenamento natural de carbono é conhecido como animar o ciclo do carbono.

Outras espécies de alto potencial em todo o mundo incluem o búfalo africano, rinoceronte branco, puma, dingo, primatas do Velho e Novo Mundo, calaus, morcegos frugívoros, focas cinzentas e marinhas, tartarugas cabeçudas e verdes, observam os autores.

“Soluções climáticas naturais estão se tornando fundamentais para atingir as metas do Acordo Climático de Paris, ao mesmo tempo em que criam oportunidades adicionais para melhorar a conservação da biodiversidade”, afirma o estudo. “A expansão das soluções climáticas para incluir os animais pode ajudar a encurtar o horizonte de tempo em que 500 GtCO 2 são retirados da atmosfera, especialmente se as oportunidades atuais para proteger e recuperar rapidamente as populações de espécies e a funcionalidade intacta de paisagens e marinhas forem aproveitadas. Ignorar os animais leva a oportunidades perdidas de aumentar o escopo, a extensão espacial e a variedade de ecossistemas que podem ser alistados para ajudar a manter o aquecimento climático em 1,5 graus Celsius”.


Distribuição global de espécies animais candidatas e ecossistemas para os quais existe um alto potencial para expandir soluções climáticas naturais por meio de reflorestamento trófico

Referência:

Schmitz, O.J., Sylvén, M., Atwood, T.B. et al. Trophic rewilding can expand natural climate solutions. Nat. Clim. Chang. (2023). https://doi.org/10.1038/s41558-023-01631-6

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

in EcoDebate, ISSN 2446-9394





Autor: ecodebate
Fonte: ecodebate
Sítio Online da Publicação: ecodebate
Data: 29/03/2023
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2023/03/29/proteger-a-vida-selvagem-ajuda-a-mitigar-as-mudancas-climaticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário