sexta-feira, 31 de março de 2023

Importância dos jardins verticais para as cidades


Jardim vertical na Casa do Estudante Universitário do campus USP Luiz de Queiroz


Importância dos jardins verticais para as cidades, artigo de Pérola Felipette Brocaneli
Para cidades com arborização escassa, os jardins verticais podem ser importantes para manter o ambiente urbano refrigerado e umidificado.

Constituídos basicamente pela instalação de uma estrutura vertical, com uma armação que funciona como um suporte ao crescimento da vegetação, essas estruturas podem ser pequenas e instaladas em residências ou ocupar um espaço maior, sendo colocadas em empenas de prédios, que são as fachadas laterais de um edifício, geralmente, sem janelas e nem portas.

Independentemente do tamanho, a funcionalidade é diferente nos jardins verticais e nas árvores, mesmo que em alguns casos apresentem equivalência quanto à capacidade de evapotranspiração para umidificação do ar, pois as árvores promovem sombra, abrigo para pássaros e se autorregulam consumindo água do solo e lançando-a no ar.


Por meio do Decreto nº 55.994, a cidade de São Paulo ganhou permissão para a compensação ambiental por meio da instalação de jardins verticais e telhados verdes. Foi um infeliz equívoco considerar os jardins verticais como um instrumento de compensação ambiental, pois não se pode comparar a funcionalidade de arvores a estruturas com jardins verticais.

Ao longo do Elevado João Goulart, no centro da cidade de São Paulo, diversas empenas dos edifícios receberam jardins verticais, mas apesar de sua eficiência para a refrigeração e umidificação urbana, não houve orientação sobre como esses jardins poderiam ser irrigados com água de reuso produzida no próprio edifício, de maneira que colaborasse no enfrentamento às mudanças climáticas e à crise hídrica. Com isso, houve um fracasso no projeto que tentava implantar um corredor verde na capital.

Diante da frustração com as poucas ideias propostas para solucionar um dos principais problemas da cidade, a falta de espaços verdes, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) elaboraram um projeto no qual idealizaram a implantação de jardins verticais associados à despoluição dos efluentes do edifício em um teto verde.

Nesta hipótese, seriam instaladas wetlands (sistemas projetados, constituídos por lagoas ou canais artificiais rasos, que abrigam plantas aquáticas), construídas sobre os edifícios e associadas a um vermifiltro no térreo, que é uma espécie de tanque com minhocas. Após a purificação dos efluentes com o vermifiltro, eles seriam bombeados para o teto, onde os tanques com plantas macrófitas, que se alimentam de matéria orgânica, purificariam novamente o esgoto, de forma a atingir a qualidade de água de reuso.

De acordo com a proposta dos estudantes, esse processo poderia ser implementado em Habitações de Interesse Social (HIS), de forma a colaborar na construção de cidades mais verdes, o que vai de encontro aos muitos debates para melhorar a questão de arborização e sustentabilidade nas tão concretadas e cinzas cidades brasileiras. Além disso, o projeto atenderia aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à construção da Agenda 2030. A proposta pode ser vista clicando aqui.

Profª Drª Pérola Felipette Brocaneli, leciona Paisagismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]


in EcoDebate, ISSN 2446-9394




Autor: ecodebate
Fonte: ecodebate
Sítio Online da Publicação: ecodebate
Data: 31/03/2023
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2023/03/31/importancia-dos-jardins-verticais-para-as-cidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário