quarta-feira, 15 de março de 2023

Uma injeção de anticorpos pode um dia ajudar pessoas com endometriose

Um tratamento experimental para a endometriose, uma doença ginecológica dolorosa que afeta cerca de 190 milhões de pessoas em todo o mundo, pode um dia oferecer uma nova esperança para aliviar os sintomas.



Women with endometriosis can experience debilitating pelvic pain. Treatment options are limited.

VIROJT CHANGYENCHAM/MOMENT/GETTY IMAGES

As injeções mensais de anticorpos reverteram os sinais indicadores de endometriose em macacos, relatam os pesquisadores em 22 de fevereiro na Science Translational Medicine. O anticorpo tem como alvo a IL-8, uma molécula que provoca inflamação dentro das lesões dispersas, às vezes sangrantes, que marcam a doença. Depois de neutralizar a IL-8, essas lesões características encolhem, descobriu a equipe.


O novo tratamento é “bastante potente”, diz Philippa Saunders, uma cientista reprodutiva da Universidade de Edimburgo que não esteve envolvida no trabalho. Os autores do estudo não relataram uma cura, ela aponta, mas seu anticorpo parece ter um impacto. “Eu acho que é realmente muito promissor”, diz ela.


Muitos cientistas acreditam que a endometriose ocorre quando pedaços do revestimento uterino – o endométrio – se desprendem durante a menstruação. Em vez de sair pela vagina, eles viajam na outra direção: subindo pelas trompas de falópio. Esses pedaços de tecido então atravessam o corpo, gerando lesões onde aterrissam. Eles se aglomeram nos ovários, trompas de falópio, bexiga e outros pontos fora do útero e ganham vida própria, diz Saunders.


Um diagrama do órgão reprodutor interno de uma mulher mostrando lesões de endometriose no útero, ovários e bexiga.

A doença ginecológica endometriose é marcada por lesões reveladoras (vermelhas) que podem ocorrer no útero (rosa), ovários (branco), bexiga (amarelo) e outros locais do corpo.

TUMEGGY/BIBLIOTECA DE FOTOS CIENTÍFICAS/GETTY IMAGES

As lesões podem desenvolver células nervosas, formar protuberâncias duras de tecido e até mesmo sangrar durante os ciclos menstruais. Eles também podem desencadear crises crônicas de dor pélvica. Se você tem endometriose, pode sentir “dor ao urinar, dor ao defecar, dor ao fazer sexo, dor ao se movimentar”, diz Saunders. As pessoas com a doença também podem lutar contra a infertilidade e a depressão, acrescenta ela. "É realmente desagradável."


Uma vez diagnosticados, os pacientes enfrentam uma escassez de opções de tratamento – não há cura, apenas terapias para aliviar os sintomas. A cirurgia para remover as lesões pode ajudar, mas os sintomas geralmente voltam.


A doença afeta pelo menos 10% das meninas, mulheres e homens trans em seus anos reprodutivos, diz Saunders. E as pessoas normalmente sofrem por anos – cerca de oito em média – antes de um diagnóstico. “Os médicos consideram a dor pélvica menstrual uma coisa muito comum”, diz Ayako Nishimoto-Kakiuchi, farmacologista da Chugai Pharmaceutical Co. Ltd. em Tóquio. A endometriose “é subestimada na clínica”, diz ela. “Acredito firmemente que esta doença foi pouco estudada.”


Drogas hormonais que interrompem a ovulação e a menstruação também podem oferecer alívio, diz Serdar Bulun, endocrinologista reprodutivo da Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago, não envolvido no novo estudo. Mas essas drogas vêm com efeitos colaterais e não são ideais para pessoas que estão tentando engravidar. “Eu vejo esses pacientes todos os dias”, diz ele. “Vejo o quanto eles sofrem e sinto que não estamos fazendo o suficiente.”


A equipe de Nishimoto-Kakiuchi projetou um anticorpo que se agarra ao fator inflamatório IL-8, uma proteína que os cientistas apontaram anteriormente como um potencial culpado da doença. O anticorpo age como um coletor de lixo, diz Nishimoto-Kakiuchi. Ele pega IL-8, entrega-o ao maquinário de eliminação de resíduos da célula e, em seguida, sai para capturar mais IL-8.


A equipe testou o anticorpo em macacos cynomolgus que foram modificados cirurgicamente para ter a doença. (A endometriose raramente aparece espontaneamente nesses macacos, descobriram os cientistas anteriormente após a triagem de mais de 600 fêmeas.) A equipe tratou 11 macacos com a injeção de anticorpo uma vez por mês durante seis meses. Nesses animais, as lesões murcharam e o tecido adesivo que as cola ao corpo também se afinou. Antes deste estudo, diz Nishimoto-Kakiuchi, a equipe não achava que tais sinais de endometriose fossem reversíveis.


A monkey that spontaneously developed endometriosis had a lesion (red tissue near the blue arrow, left image) that shrunk (blue arrow in right image) after 12 months of treatment with an antibody that targets the inflammatory factor IL-8.A. NISHIMOTO-KAKIUCHI ET AL/SCIENCE TRANSLATION MEDICINE 2023


Autor: Meghan Rosen
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: February 22, 2023
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/antibody-injection-help-endometriosis



Nenhum comentário:

Postar um comentário