segunda-feira, 13 de março de 2023

Exóticos casos de uma coleção garrafas plásticas largadas à beira mar


Exóticos casos de uma coleção garrafas plásticas largadas à beira mar, artigo de Carlos A. de Medeiros Filho
Por um tempo juntei rótulos de águas envasadas com o objetivo de estudar e desenvolver simples estudos discussões hidrogeoquímicas.

Alguns desses exercícios foram registrados (1,2) e, apesar de suas simplificações e limitações, merecem ser revisados.

Esse arquivo de rótulos teve importante contribuição do amigo Valdocir. Nas suas rotineiras atividades físicas na praia de Ponta Negra, ele costuma, sempre, amostrar e colocar no lixo, garrafas plásticas de “águas minerais” largadas à beira mar. Nessa simples e salutar prática, o amigo retirava rótulos de garrafas e montava um acervo que me repassava.


Na coletânea da Praia de Ponta Negra, a grande maioria dos rótulos era, evidentemente, originados da nossa região, mas, eventualmente, eram obtidos casos de estados brasileiros distantes de Natal e de outros países. A coleção, dessa forma foi enriquecida, com amostras, por exemplo, de Portugal, Espanha, Emirados Árabes, Argentina, China, Malásia e Namíbia.

Um relatório (3) da WWF (World Wide Fund for Nature), em 2022, comenta que o plástico se infiltrou em todas as partes do oceano e que 88% das espécies marinhas são afetadas pela significativa contaminação de plástico no oceano. O relatório, que foi escrito em colaboração com o Instituto Alfred Wegener da Alemanha, compila dados de 2.590 estudos científicos sobre o tema.

Uma explicação para esses rótulos exóticos, obtidos em Ponta Negra, seria que visitantes / turistas, no seu primeiro dia em Natal, ainda utilizavam garrafas do seu local de origem e após beber as deixam, alguns deles, na praia. Outra dedução seria que as garrafas “estrangeiras” foram jogadas no mar por navios que navegam por mares potiguares

Independente da origem, as garrafas são exemplos de que errôneas práticas ambientais não têm fronteiras, e que devem ser combatidas de uma maneira ampla, geral e irrestrita.

Referências Bibliográficas

1 http://cacamedeirosfilho.blogspot.com/2013/08/sodioem-aguas-minerias.html?view=timeslide

2 http://cacamedeirosfilho.blogspot.com/2013/08/nitratoem-aguas-minerias.html?view=timeslide

3 https://www.dw.com/en/plastic-pollution-in-oceans-growing-dramatically-wwf-warns/a-60692503

Carlos Augusto de Medeiros Filho, geoquímico, graduado na faculdade de geologia da UFRN e com mestrado na UFPA. Trabalha há mais de 35 anos em pesquisa mineral e geoquímica ambiental. Geoquímico da empresa Canal Geoquímico.

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

in EcoDebate, ISSN 2446-9394





Autor: EcoDebate
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 13/03/2023
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2023/03/13/exoticos-casos-de-uma-colecao-garrafas-plasticas-largadas-a-beira-mar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário