sexta-feira, 17 de março de 2023

Emissões por desmatamento e degradação superam as taxas de regeneração florestal


Colniza, MT, Brasil: Área degradada no município de Colniza, noroeste do Mato Grosso. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Emissões por desmatamento e degradação superam as taxas de regeneração florestal
Um estudo global descobriu que o desmatamento e as florestas perdidas ou danificadas devido a mudanças humanas e ambientais, como incêndios e extração de madeira, estão superando rapidamente as taxas atuais de regeneração florestal.

University of Bristol*

As florestas tropicais são ecossistemas vitais na luta contra as emergências climáticas e ecológicas.


A pesquisa, publicada na Nature e liderada pela Universidade de Bristol, destaca o potencial de armazenamento de carbono e os limites atuais da regeneração florestal para lidar com essas crises.

As descobertas mostraram que florestas degradadas se recuperando de distúrbios humanos e florestas secundárias crescendo em áreas previamente desmatadas estão removendo anualmente pelo menos 107 milhões de toneladas de carbono da atmosfera nos trópicos.

A equipe de pesquisadores internacionais quantificou as taxas de recuperação do estoque de carbono acima do solo usando dados de satélite nas três maiores florestas tropicais do mundo.

Embora os resultados demonstrem o importante valor de carbono da conservação de florestas em recuperação nos trópicos, a quantidade total de carbono absorvida no crescimento da floresta acima do solo foi suficiente apenas para contrabalançar cerca de um quarto (26%) das atuais emissões de carbono do desmatamento e degradação tropical .

A autora principal, Viola Heinrich, que recentemente obteve um PhD em geografia física na Escola de Ciências Geográficas da Universidade de Bristol, disse: “Nosso estudo fornece as primeiras estimativas pantropicais da absorção de carbono acima do solo em florestas tropicais recuperadas da degradação e desmatamento.

“Embora a proteção de florestas tropicais antigas continue sendo a prioridade, demonstramos o valor do manejo sustentável de áreas florestais que podem se recuperar de distúrbios humanos.”

Cientistas ambientais da Universidade de Bristol trabalharam com especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil, que incluiu colaborações com cientistas de todo o Reino Unido, Europa e EUA.

A equipe usou conjuntos de dados de satélite que podem distinguir o desmatamento de outros distúrbios induzidos pelo homem, como extração de madeira e incêndios, para determinar os tipos de florestas que estão crescendo. Combinado com informações sobre carbono acima do solo da Agência Espacial Européia e variáveis ambientais, a equipe modelou os padrões espaciais de regeneração florestal na Amazônia, África Central e Bornéu.

Eles descobriram que o tipo de perturbação humana em Bornéu resultou nas maiores reduções de carbono em florestas degradadas, principalmente devido ao corte intensivo de árvores economicamente valiosas, em comparação com a Amazônia e a África Central. Além disso, o clima e o ambiente em Bornéu também resultam no acúmulo de carbono cerca de 50% mais rápido do que nas outras regiões.

“Os modelos de recuperação de carbono que desenvolvemos podem informar cientistas e formuladores de políticas sobre o potencial de armazenamento de carbono de florestas secundárias e degradadas se forem protegidas e recuperadas”, disse Viola, agora pesquisador associado da Universidade de Exeter.

A equipe também descobriu que um terço das florestas degradadas pela exploração madeireira ou pelo fogo foram posteriormente completamente desmatadas, enfatizando a vulnerabilidade do sumidouro de carbono nessas florestas em recuperação.

“As florestas tropicais fornecem muitos recursos diretos vitais para milhões de pessoas e animais. Em larga escala, precisamos proteger e restaurar as florestas tropicais por seu valor climático e de carbono. Na escala local, as pessoas precisam poder continuar a usar as florestas de forma sustentável”, acrescentou Viola.

O coautor Dr. Jo House, Leitor em Ciência e Política Ambiental da Universidade de Bristol, autor de muitas avaliações internacionais sobre mudanças climáticas e florestas, disse: “Os países repetidamente fizeram promessas de reduzir o desmatamento e a degradação florestal e restaurar áreas desmatadas.

“Esta é a maneira mais econômica e imediatamente disponível para remover o carbono da atmosfera, juntamente com muitos co-benefícios, como biodiversidade, controle de enchentes e proteção dos meios de subsistência dos povos indígenas. No entanto, as metas são repetidamente perdidas devido à falta de apoio coordenado internacional sério e vontade política. Nossa pesquisa demonstra que o tempo está se esgotando”.

Na COP27, organizada pelo Egito em novembro passado, Brasil, Indonésia e Congo firmaram uma aliança Sul-Sul para proteger as florestas tropicais. Janeiro de 2023 viu a posse do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu desfazer os danos causados ??pelas políticas anteriores e voltar a proteger e restaurar a Amazônia.

O coautor Dr. Luiz Aragão, Chefe da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Brasil, disse: “Focar na proteção e restauração de florestas tropicais secundárias e degradadas é uma solução eficiente para a construção de mecanismos robustos para o desenvolvimento sustentável dos países tropicais. Isso agrega valor monetário para os serviços ambientais locais e globais fornecidos por essas florestas, por sua vez, beneficiando as populações locais econômica e socialmente.”

A equipe agora planeja desenvolver essa pesquisa, melhorando as estimativas de perdas e ganhos de carbono de diferentes tipos e intensidades de perturbação florestal nos trópicos.

Referência:


Heinrich, V.H.A., Vancutsem, C., Dalagnol, R. et al. The carbon sink of secondary and degraded humid tropical forests. Nature 615, 436–442 (2023). https://doi.org/10.1038/s41586-022-05679-w


Henrique Cortez *, tradução e edição.


[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]


in EcoDebate, ISSN 2446-9394






Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 17/03/2023
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2023/03/17/emissoes-por-desmatamento-e-degradacao-superam-as-taxas-de-regeneracao-florestal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário