sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Iêmen tem 1 milhão de pessoas com suspeita de cólera, diz Cruz Vermelha




Criança recebe tratamento em hospital do Iêmen (Foto: Abdo Hyder/AFP)



Os casos de suspeita de cólera, país em guerra há mais de dois anos, chegaram a um milhão, de acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Mais de 80% dos habitantes enfrentam escassez de alimentos, de água limpa e de acesso a serviços básicos de saúde.


"Isso amplifica o sofrimento de uma nação imersa em uma guerra brutal", postou o perfil da instituição no Twitter.




Fome e doenças tomam a população do Iêmen (Foto: Abdo Hyder/AFP)


Transmitida por uma bactéria, a infecção é altamente contagiosa e pode matar em menos de 24 horas, segundo a BBC. A doença causa diarreia, vômitos, dores abdominais e perda de grande quantidade de líquido. Apesar disso, o tratamento é simples: baseia-se, na maioria dos casos, em terapia de reidratação oral.


A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o Iêmen sofre a pior crise humanitária do mundo. Desde março de 2015, a guerra no país já deixou mais de 8.750 mortos e 50.600 feridos, em sua maioria civis.




Conflito no Iêmen




No Iêmen, forças pró-governo lideradas pelo presidente Abd Rabbuh al-Hadi disputam o poder com os insurgentes houthis, aliados de Ali Abdullah Saleh - que presidiu o país por 33 anos até ser pressionado a renunciar durante a onda de protestos da Primavera Árabe, entre 2011 e 2012. Al-Hadi era vice de Saleh.



No início de novembro, a situação no Iêmen sofreu mais complicações. A coalizão liderada pela Arábia Saudita, apoiadora do governo, vem impedindo o acesso de organizações humanitárias no país, dificultand a entrada de mantimentos que ajudariam a população. O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, afirmou ser a "maior crise de fome que o mundo já viu em décadas".




Conflito no Iêmen se agravou com o bloqueio à ajuda humanitária de outros países (Foto: Stringer/AFP)
Autor: G1 Globo
Fonte: G1 Globo
Sítio Online da Publicação: G1 Globo
Data de Publicação: 21/12/2017
Publicação Original: https://g1.globo.com/mundo/noticia/iemen-tem-1-milhao-de-pessoas-com-suspeita-de-colera-diz-cruz-vermelha.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário