quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Laboratório Multiusuário de Nanofabricaçao e Caracterizaçao de Nanomateriais, NANOFAB

Laboratório Multiusuário de Nanofabricaçao e Caracterizaçao de Nanomateriais, NANOFAB, foi criado no Departamento de Engenharia Mecânica da UERJ e está vinculado ao Programa de Pós-graduaçao em Engenharia Mecânica (PPG-EM/UERJ) através da proposta aprovada para a aquisiçao de um microscópio eletrônico de alta resoluçao do tipo MEV-FEG no Edital Pró-Equipamentos CAPES 2013. Este projeto partiu de uma demanda científica e tecnológica na área de microscopia eletrônica e em nanotecnologia, a partir da existencia de grupos de pesquisa em nanomateriais e nanodispositivos, organizados em redes de cooperaçao. Neste contexto, o NANOFAB estuda materiais cujas dimensőes estăo abaixo da faixa micrométrica. Além disso, o NANOFAB atenderá demandas na área de nanofabricaçao com a aquisiçao de um microscópio FIB (Focused Ion Beam), a partir de recursos aprovados no Edital FAPERJ 2015, Grandes Equipamentos.

O NANOFAB pode caracterizar materiais nanoestruturados na forma de pós, filmes finos e agregados depositados sobre substratos e usa um sistema capaz de análises em materiais năo condutores. O sistema permite análise simultânea de topografia e composiçăo química do material. O microscópio FIB também permitirá a preparaçao de amostras para microscopia eletrônica de transmissao

O NANOFAB dá suporte a projetos estratégicos em diversas áreas de atuação do Estado e do País, tais como materiais para indústrias no setores de óleo e gás, metal-mecânicas, nas indústrias de fármacos e saúde, na geração de hidrogênio, revestimentos de aços e compósitos.


Coordenaçao e Comite Gestor

O NANOFAB é coordenado pelo prof. Norberto Mangiavacchi (UERJ) e tem como vice-coordenador o prof. Eduardo de Albuquerque Brocchi (PUC-Rio). O Comitę Gestor do NANOFAB, é composto por tres membros eleitos a cada dois anos. Para o Bienio 2016-2018, o Comite Gestor do NANOFAB é formado pelos prof. José Brant de Campos (UERJ), Hector Reynaldo Meneses da Costa (CEFET) e Rogério Navarro Correia de Siqueira (PUC-Rio).

Unidades e Programas Envolvidos / Projetos de Pesquisa

Algumas unidades estăo diretamente ligadas ao NANOFAB: A Faculdade de Engenharia da UERJ (cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica), o Instituto de Química da UERJ (Química da UERJ) e Instituto de Física da UERJ.

Parceiros do NANOFAB:




         

Autor: Laboratório Multiusuário de Nanofabricaçao e Caracterizaçao de Nanomateriais
Fonte: Laboratório 
Sítio Online da Publicação: Laboratório 
Data de Publicação: 19/12/2017
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário