sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Natal aumenta risco de intoxicação de cães por chocolate, alertam cientistas




Cachorros não podem comer substância presente no chocolate (Foto: skeeze/Pixabay)



Os pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, alertam para um maior risco de intoxicação de cachorros por chocolate durante o Natal, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (20) na revista científica "BMJ" .


Eles dizem que há um "pico significativo" durante esta época do ano, já que as famílias costumam comer mais chocolate. O alimento contém teobromina, estimulante semelhante à cafeína, que pode causar vômitos, aumento da frequência cardíaca, agitação e até convulsão nos cães.


A equipe de estudiosos chegou a analisar os registros em clínicas veterinárias no Reino Unido para ver em qual data havia maior risco. Eles concluíram que a probabilidade de exposição dos cães ao chocolate é quatro vezes maior no Natal e duas vezes maior na Páscoa. Dia dos Namorados e Dia das Bruxas não apresentaram números anormais de entrada para atendimento médico.



"Descrevemos picos significativos de intoxicação por chocolate de forma mais notável no Natal e, em menor frequência, na Páscoa", escreveram os autores do estudo.




Eles chegaram à conclusão de que um em cada quatro casos de intoxicação apresentou os sintomas dentro de uma hora após a ingestão. Mais da metade dentro de seis horas.


O vômito foi o sintoma mais observado, em 17% dos casos, e o aumento da frequência cardíca ocorreu em 7,5% das intoxicações. Nenhuma raça em particular foi associada a um risco aumentado ao ingerir o chocolate.




Autor: G1 Globo
Fonte: G1 Globo
Sítio Online da Publicação: G1 Globo
Data de Publicação: 20/12/2017
Publicação Original: https://g1.globo.com/natureza/noticia/natal-aumenta-risco-de-intoxicacao-de-caes-por-chocolate-alertam-cientistas.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário