quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Para colunista, falta compromisso ético na Base Nacional Curricular


download do áudio




Em sua última coluna do ano de 2017, o professor Renato Janine Ribeiro analisa a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, no último dia 15 de dezembro, pelo Conselho Nacional de Educação.

O professor se vale da experiência que teve como ministro da Educação para comentar a medida. Segundo Janine, a base é muito importante, pois é a definição do tipo de educação que um país quer. “A base deve definir qual o espaço de educação, em que ano os alunos vão aprender e quais os conteúdos. E ela é uma base, alguns chamam de currículo mínimo, quer dizer, ela não esgota o que vai ser ensinado nem os métodos pedagógicos utilizados.”

E
ntre os pontos positivos, Janine cita o destaque às diferenças regionais no ensino de quatro áreas: História, Geografia, Biologia e Língua Portuguesa. Como pontos negativos, ele conta que, para aprová-la, o governo retirou todas as questões que envolviam valores éticos importantes, como o respeito à diversidade e às orientações sexuais diferentes da heterossexualidade, por pressão de segmentos conservadores. “Faltou na base um compromisso ético, que precisaria ser restabelecido”, lamenta o professor.

A coluna retornará na primeira semana de fevereiro de 2018.




Ouça acima o áudio na íntegra.


Autor: Valéria Dias - Editorias: Atualidades, Rádio USP, Colunistas, Renato Janine Ribeiro
Fonte: jornal.usp
Sítio Online da Publicação: jornal.usp
Data de Publicação: 20/12/2017
Publicação Original: https://jornal.usp.br/atualidades/para-colunista-falta-compromisso-etico-na-base-nacional-curricular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário