quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Chuva de meteoros da constelação de Gêmeos ocorre nesta quarta e quinta: 'melhor do ano', diz Nasa





Gemínidas no Hemisfério Norte em 2016; chuva deve ser o mais brilhante do ano (Foto: Jeff Dai/Arizona State University)



A chuva de meteoros da Constelação de Gêmeos (Gemínidas), que ocorre todo mês de dezembro, deve iluminar o céu noite de quarta-feira (13) e vai se estender até o amanhecer na quinta-feira (14).


Segundo a Nasa (Agência Espacial Americana), estão previstos em torno de um meteoro por minuto, com a provável melhor chuva de meteoros do ano.


A chuva poderá ser visualizada no mundo inteiro -- inclusive no Brasil -- a olho nu. O céu mais limpo, com o horizonte aberto, facilita a visualização.



"É a melhor chuva de meteoros para os habitantes do hemisfério sul", diz Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). "Ela poderá ser visualizada em todo o Brasil".




A lua fina e crescente não estragará o show, garante a Nasa, que transmitirá a chuva de meteoros ao vivo. Segundo Bill Cooke, do escritório de meteoros da agência americana, com a chuva Perseidas em agosto obscurecida pela lua, gemínedeas deve se destacar em 2017.


A chuva de começar às 21: 30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (13) e será possível observá-la até o amanhecer de quinta-feira (14). Os meteoros serão mais visíveis a partir das 2h da manhã (horário de Brasília).




Sobre os meteoros




Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, define o Observatório Nacional.


Ao adentrarem na atmosfera, eles queimam parcial ou totalmente, devido ao atrito e ao contato com o oxigênio. O fenômeno deixa um risco luminoso no céu, popularmente chamado de "estrela cadente".


As chuvas de meteoros, diz o Observatório Nacional, não representam riscos para a Terra e acontecem praticamente todos os meses, mas algumas não têm ampla visibilidade.




Autora: G1
Fonte: G1
Sítio Online da Publicação: G1
Data de Publicação: 13/12/2017
Publicação Original: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/chuva-de-meteoros-da-constelacao-de-gemeos-ocorre-nesta-quarta-e-quinta-melhor-do-ano-diz-nasa.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário