sexta-feira, 11 de maio de 2018

Existe uma meta diferenciada de controle do diabetes por faixa etária?


Após conhecer mais sobre os exames de controle glicêmico para diabéticos e a frequência em que eles devem ser realizados, você deve estar se perguntando se existe alguma meta de resultados para cada faixa etária. A resposta é sim!

Os objetivos do tratamento devem ser individualizados conforme a idade do paciente, suas doenças e complicações associadas, a expectativa de vida e o grau de percepção de hipoglicemias.

Confira abaixo as metas de controle para adultos recomendadas pela Associação Americana de Diabetes (ADA), a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD):


​​​​​Instituições​​​​​​​​​Glicemia pré​-prandial ​​​(mg/dl)Glicemia pós-prandial (mg/dl)​HbA1c (%)​
Associação Americana de Diabetes (ADA)​​​80 a 130​<180​​<7​
Federeção Internacional de Diabetes (IDF)​​<115​<160​​<7​​
Sociedade Brasileira de Diabetes​ (SBD)​​​<100​​<160​​​<7​​
 
Segundo a SBD, em crianças e adolescentes, o controle glicêmico ideal permite o crescimento e desenvolvimento adequados e o baixo risco de hipoglicemia (principalmente em crianças com menos de 8 anos de idade, quando o desenvolvimento neurológico ainda não está completo). O nível de controle glicêmico na faixa pré-puberal também é importante para prevenir o desenvolvimento futuro de complicações crônicas da doença.

Confira abaixo as metas de controle recomendadas para essa faixa etária:
 
​​​​​​Jejum ou pré-prandial
(mg/dl)
Pós-prandial
(mg/dl)​​​
Ao dormir​​​HbA1c (%)
​Ideal
​ISPAD​65 a 100​​80 a 126​​​80 a 100​​<6,05​
Ótimo​​​​
ISPAD​​90 a 145​​90 a 180​​120 a 180​​<7,5​
Ada​​90 a 130​​90 a 150​​<7,5​
 
Já para adultos idosos saudáveis, o indicado é um nível de HbA1c menor que 7,5%. Idosos com condições clínicas mais complexas podem alcançar um resultado menor que 8%. Naqueles mais fragilizados, com esperança de vida limitada, nos quais os riscos do controle glicêmico intensivo são maiores do que os benefícios potenciais, o nível de HbA1c indicado pela SBD é de 8,5%.​

Autor: Fleury Medicina e Saúde
Fonte: Fleury
Sítio Online da Publicação: Fleury
Data de Publicação: 27/11/2015
Publicação Original: http://www.fleury.com.br/saude-em-dia/artigos/Pages/existe-meta-diferenciada-controle-diabetes-faixa-etaria.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário