quinta-feira, 24 de maio de 2018

Urbanização induz mudanças no tamanho do corpo em comunidades urbanas aquáticas e terrestres

O tamanho do corpo está intrinsecamente ligado à taxa metabólica e aos traços da história de vida, e é um determinante crucial das redes alimentares e da dinâmica da comunidade 1 , 2 .

O aumento das temperaturas associadas ao efeito urbano-ilha de calor resulta em aumento dos custos metabólicos e espera-se que direcione os deslocamentos para tamanhos corporais menores 3 . Ambientes urbanos são, no entanto, também caracterizados por uma fragmentação substancial do habitat 4, que favorece espécies móveis. Aqui, usando um projeto de amostragem replicado e espacialmente aninhado em dez grupos taxonômicos de animais, mostramos que as comunidades urbanas geralmente consistem em espécies menores.

Além disso, embora mostremos o aquecimento urbano para três tipos de habitats e reduzimos os tamanhos médios ponderados pela comunidade para quatro táxons, três táxons apresentam uma mudança para espécies maiores ao longo dos gradientes de urbanização.

Nossos resultados mostram que a tendência geral para espécies de menor porte é anulada pela filtragem de espécies maiores quando há covariação positiva entre tamanho e dispersão, um processo que pode mitigar a baixa conectividade de recursos ecológicos em ambientes urbanos 5..

Demonstramos, assim, que o efeito urbano-ilha de calor e a fragmentação do habitat urbano estão associados a mudanças contrastantes no nível do corpo em nível de comunidade que dependem criticamente da associação entre o tamanho do corpo e a dispersão.

Como o tamanho do corpo determina a estrutura e a dinâmica das redes ecológicas 1 , essas mudanças podem afetar a função do ecossistema urbano.

Body-size shifts in aquatic and terrestrial urban communities
Thomas Merckx, Caroline Souffreau, Aurélien Kaiser, Lisa F. Baardsen, Thierry Backeljau, Dries Bonte, Kristien I. Brans, Marie Cours, Maxime Dahirel, Nicolas Debortoli, Katrien De Wolf, Jessie M. T. Engelen, Diego Fontaneto, Andros T. Gianuca, Lynn Govaert, Frederik Hendrickx, Janet Higuti, Luc Lens, Koen Martens, Hans Matheve, Erik Matthysen, Elena Piano, Rose Sablon, Isa Schön, Karine Van Doninck, Luc De Meester & Hans Van Dyck- Show fewer authors
Nature (2018)
doi:10.1038/s41586-018-0140-0
https://www.nature.com/articles/s41586-018-0140-0


in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/05/2018



Autor: EcoDebate
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data de Publicação: 24/05/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/05/24/urbanizacao-induz-mudancas-no-tamanho-do-corpo-em-comunidades-urbanas-aquaticas-e-terrestres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário