segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Frutas, legumes e verduras são os alimentos que mais vão para o lixo

Frutas, verduras e legumes. Alimentos que faltam no nosso prato de todo dia, mas estão em muitos lixos brasileiros. Mas o que fazer para evitar o desperdício? Esse foi o tema do Bem Estar desta segunda-feira (20).


Congelar pode ser uma opção, como mostraram as convidadas do programa Milene Massaro, nutricionista da secretaria da Agricultura de São Paulo, e Fabiane Câmara, engenheira de alimentos da Ceagesp.



Veja receitas com hortaliças





Falta de planejamento e de conhecimento sobre o que fazer são algumas das explicações para o desperdício. (Foto: Augusto Carlos/TV Globo)


Falta de planejamento e de conhecimento sobre o que fazer com frutas, legumes e verduras são algumas das explicações para o desperdício. Na hora de comprar, opte pelo pouco e mais vezes. O ideal é saber antes o que você vai comer, usar, planejar o cardápio antes de comprar.


O congelamento também uma saída, mas é preciso cuidado. Uma dica é congelar sempre no formato e porção a ser utilizada. Hortaliças aromáticas, como salsinha, cebolinha, coentro, orégano podem ser congeladas em forminhas de gelo acrescentando azeite e utilizadas diretamente nas preparações.







Saladas higienizadas nem sempre estão limpas






Como congelar ervas?


Veja as receitas que foram ao ar no programa desta segunda:


Pão de couve



3 ovos médios
1 colher (chá) de café pronto
1 maço de couve
3 cebolas médias
3 dentes de alho médios
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de sal
1 e 1/2 envelope de fermento biológico seco
9 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo




Retire uma gema de um dos ovos, passe na peneira, misture com o café e reserve. Lave as folhas de couve e reserve. Lave, descasque e corte em pedaços grandes as cebolas e os dentes de alho, ferva-os no leite e deixe amornar. Lave as folhas de couve. Em seguida, bata no liquidificador juntamente com o óleo, o açúcar, o sal, os 2 ovos inteiros e a clara e as folhas de couve. Despeje a mistura em uma vasilha, adicione o fermento seco misturado com um pouco de farinha e mexa bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre com uma colher. Quando a massa começar a desgrudar do fundo da vasilha, transfira para uma bancada polvilhada com farinha e sove a massa no sentido de fora para o centro, acrescentando e incorporando farinha aos poucos até que fique lisa, homogênea e não grude mais nas mãos. Faça uma bola com a massa, coloque em um recipiente plástico com tampa e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora ou até que dobre de tamanho. Depois de crescida, divida a massa em 2 partes iguais. Com um rolo, modele cada metade no formato de um retângulo, enrole como um rocambole e coloque nas formas de bolo inglês, untada e enfarinhada. Pincele com a gema com café e leve ao formo médio por aproximadamente 40 minutos. Corte em fatias e sirva.



Geleia de tomates



1 kg de tomates maduros
300g de açúcar cristal
suco de 1/2 limão




Corte os tomates em 4 e remova as sementes. No liquidificador, bata os tomates picados com um pouquinho de água até ficar homogêneo. Passe o conteúdo do liquidificador por uma peneira bem fina. Em uma panela grande, junte a polpa de tomate com o açúcar e o suco de limão. Leve para cozinhar em fogo médio e misture bem até começar a levantar fervura. Diminua o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, até engrossar. Coloque a geleia em potes de vidro esterilizados e guarde na geladeira.


Refresco de pêssego com alface


Para os cubos de laranja com alface



5 folhas grandes de alface lisa
6 laranjas grandes




Higienize e pique as folhas de alface e reserve. Higienize e esprema as laranjas, reservando o suco. Bata no liquidificador o suco de laranja e a alface reservados e despeje em uma forma para gelo. Leve ao congelador por 3 horas ou até endurecer.


Para o suco de pêssego



3 pêssegos grandes
2 xícaras (chá) de água




Bata os pêssegos com a água por 2 minutos e reserve. No momento de servir, distribua os cubos de suco de laranja congelados em 3 copos, despeje o suco de pêssego e sirva.


Bolo de abobrinha



2 xícaras (chá) de abobrinha italiana picada
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó




Bata no liquidificador a abobrinha, os ovos, o açúcar, o óleo e a baunilha. Em uma tigela misture a farinha de trigo e o fermento, acrescente a massa e mexa delicadamente. Coloque em assadeira untada e enfarinhada e leve em forno médio, preaquecido por 35 minutos ou até dourar.



Canapé de tomate cereja e ricota



30 tomates cereja grandes
1/4 de cebola
5 nozes
1 ramo de salsinha
3 folhas de manjericão fresco
1 xícara (chá) de ricota fresca
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal




Higienize os tomates, corte a tampa e um pequeno pedaço da parte de baixo (para que o tomate fique em pé) e com uma faca pequena, pelo lado que foi retirado a tampa, tire a polpa. Lave, descasque e rale a cebola. Pique as nozes em pedaços pequenos. Higienize e pique a salsinha e o manjericão. Esfarele a ricota com um garfo e misture o azeite, as ervas e a cebola, misture bem. Acrescente o sal e as nozes. Recheie os tomates com a ricota temperada e sirva.


Panqueca


Massa



1 xícara (chá) de casca de abóbora lavada e picada
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de azeite
1 ovo médio
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de quinoa em flocos
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada




Cozinhe a casca de abóbora. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos, e bata até obter uma massa homogênea. Unte uma frigideira antiaderente com azeite e em fogo médio despeje uma camada fina de massa, quando desgrudar do fundo da frigideira vire e asse do outro lado. Realize esse procedimento até finalizar todo o conteúdo do liquidificador.


Lave e descasque o alho e a cebola. Esprema o alho e pique a cebola. Doure o alho e a cebola no azeite, refogue os talos de brócolis e acrescente o sal. Esfarele a ricota e misture ao refogado.


Molho



6 tomates médios
1 dente de alho médio
1/2 cebola pequena
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal





Lave os tomates e coloque em água fervente até soltar a pele. Despele os tomates e bata-os no liquidificador. Descasque, lave e pique o alho e a cebola. Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho e acrescente o molho de tomate. Coloque o sal e deixe no fogo até o molho apurar.


Recheio



1 dente de alho médio
1/2 cebola média
1 e 1/2 colher (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de talos de brócolis lavado e picado
1 colher (chá) de sal
400g de ricota




Autor: G1 Globo
Fonte: G1 Globo
Sítio Online da Publicação: G1 Globo
Data de Publicação: 20/08/2018
Publicação Original: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/08/20/frutas-legumes-e-verduras-sao-os-alimentos-que-mais-vao-para-o-lixo.ghtml

Um comentário:

  1. Adoramos o conteúdo de qualidade, excelente para complementar as informações dos itens de nossa incrível feira delivery, obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir