terça-feira, 7 de agosto de 2018

Mudanças Climáticas: Risco de inundação de chuva sobre neve aumenta em muitas regiões montanhosas dos EUA

As inundações causadas pela chuva que cai na camada de neve poderiam mais do que duplicar até o final deste século em algumas áreas do oeste dos EUA e do Canadá devido às mudanças climáticas, de acordo com novas pesquisas da CU Boulder e do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR).





Por Trent Knoss*

Os maiores aumentos de risco de enchente são projetados para a Sierra Nevada, as cabeceiras do Rio Colorado e as Montanhas Rochosas do Canadá – locais onde os moradores não são estranhos para inundar as preocupações. Por outro lado, as elevações mais baixas nas regiões costeiras da Califórnia, Oregon, Washington e na Columbia Britânica marítima poderiam apresentar reduções no risco de inundação da chuva sobre a neve.

Os resultados foram publicados na revista Nature Climate Change.

Os eventos de chuva sobre neve variam muito em tempo e escala, mas podem causar inundações caras e prejudiciais, à medida que o rápido degelo provocado por chuvas pesadas e prolongadas convergem em uma cascata que pode sobrecarregar rios e reservatórios a jusante. Em 2017, a Represa Oroville, na Califórnia, quase falhou catastroficamente devido a um evento como esse, levando à evacuação de 188 mil pessoas e US $ 1 bilhão em danos de infraestrutura.

“Os eventos de chuva sobre neve podem ser intensos e perigosos em áreas montanhosas, mas ainda são relativamente pouco compreendidos”, disse Keith Musselman, principal autor do estudo e pesquisador associado do Instituto de Pesquisas Árticas e Alpinas de CU Boulder (INSTAAR) . “Podemos inferir um pouco do fluxo de fluxo, mas queremos obter melhores medidas e modelar mais as variáveis envolvidas”.

Para estudar o passado, o presente e o futuro potencial dos eventos de chuva sobre a neve, os pesquisadores recorreram a um conjunto de dados de modelagem climática de última geração desenvolvido no NCAR. Conhecido como CONUS 1, o conjunto de dados contém simulações do clima nos EUA continentais no clima atual e um futuro mais quente com base nas tendências climáticas projetadas. O enorme acervo de dados – que levou mais de um ano para compilar o supercomputador Yellowstone da NCAR – oferece detalhes e resolução sem precedentes.

“Esse conjunto de dados de alta resolução nos permite resolver montanhas de forma granular e examinar os fatores que combinam para derreter a camada de neve quando uma tempestade quente chega e atinge montanhas geladas como a Serra”, disse Musselman.

Os autores descobriram que em um clima mais quente, a cobertura de neve menos freqüente em altitudes mais baixas diminuiria o risco de inundações com chuva sobre a neve em áreas como o noroeste do Pacífico dos EUA. Por outro lado, em altitudes mais elevadas, onde a neve do inverno ainda se acumula apesar do aquecimento climático (como na Serra Alta e grande parte das Montanhas Rochosas), os eventos de chuva sobre neve podem se tornar mais freqüentes devido ao aumento das chuvas que já caíram. neve. Os eventos também se tornarão mais intensos.

Estima-se que a chuva e o derretimento produzidos durante a chuva na neve aumentem para a maioria das bacias ocidentais da América do Norte, pois a chuva afeta mais bacias hidrográficas das montanhas, aumentando o risco de inundação em até 200% em áreas localizadas e potencialmente sobrecarregar a infraestrutura de controle de inundações existente.

“Ficamos surpresos com o tamanho de algumas das mudanças projetadas”, disse Musselman. “Não esperávamos ver grandes aumentos percentuais em lugares que já têm inundações com chuva e neve”.

As descobertas representam um importante primeiro passo para um melhor entendimento do risco de inundação da chuva sobre a neve no contexto de mudanças climáticas antropogênicas, que poderiam mudar significativamente o tempo e a extensão dos regimes de enchentes futuros.

Os pesquisadores esperam que o investimento contínuo em redes de monitoramento de blocos de neve e esforços como o Observatório de Neve Aérea da NASA forneça informações adicionais sobre o solo, permitindo que hidrólogos e cientistas do clima verifiquem seus modelos contra observações e melhor informem a avaliação de risco de inundação agora e no futuro.

O estudo foi co-autoria de pesquisadores do NCAR Flavio Lehner, Kyoko Ikeda, Martyn Clark, Andreas Prein, Changhai Liu, Mike Barlage e Roy Rasmussen. NCAR é patrocinado pela National Science Foundation.


Projected increases and shifts in rain-on-snow flood risk over western North America
Keith N. Musselman, Flavio Lehner, Kyoko Ikeda, Martyn P. Clark, Andreas F. Prein, Changhai Liu, Mike Barlage & Roy Rasmussen
Nature Climate Change (2018) DOI: 10.1038/s41558-018-0236-4
https://www.nature.com/articles/s41558-018-0236-4


* Tradução e edição de Henrique Cortez

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/08/2018





Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data de Publicação: 07/08/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/08/07/mudancas-climaticas-risco-de-inundacao-de-chuva-sobre-neve-aumenta-em-muitas-regioes-montanhosas-dos-eua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário