quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Sexualidade e envelhecimento: dilemas do corpo masculino

O presente estudo é constituído por uma intersecção entre as discussões em torno da sexualidade e do envelhecimento a partir das concepções acerca do corpo masculino. Para isso, tem-se como eixo central os dilemas decorrentes do processo de envelhecimento do corpo do homem a partir das representações sociais. Com isso, apresenta-se relevante o interesse por aprofundar os conhecimentos acerca do tema, tendo em vista as inquietudes apresentadas na prática de estágio na clínica psicológica, em que as demandas advindas do corpo e da sexualidade no homem idoso geravam uma angustia significante nesta fase da vida, demonstrando a importância em discutir a temática escolhida. Evidencia-se tal interesse devido o crescimento populacional de pessoas acima de 60 anos, trazendo inúmeros desafios e consequências de uma população idosa com índices elevados de expectativa de vida.

Desta forma, constitui-se na sociedade uma parcela de pessoas vivendo de forma intensa e ativa o envelhecimento, prolongando suas experiências de cunho sexual ficando suscetível aos riscos de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, ao mercado de estimulantes sexuais e da própria representação simbólica de um ideal de corpo perfeito apresentado pela mídia. Em nível de importância acadêmica, tende-se a destacar os significados que exploram a sexualidade, o corpo e o envelhecimento, tendo em vista a ainda restrita discussão na Psicologia. Um espaço onde as discussões sobre a sexualidade masculina na terceira idade encontram-se silenciadas entre os estudantes e os profissionais inseridos nos sistemas abrangentes da saúde e também nas esferas sociais que têm como público essa população. Para isso, conhecer as particularidades inerentes aos processos de sofrimento, luto e angústia do não reconhecimento e da aceitação da limitação imposta pela velhice será de grande contribuição para o campo acadêmico.

Nesse sentido, esta pesquisa foi desenvolvida tendo como ênfase a busca pelos componentes que cercam a referida temática, trazendo um contexto reflexivo, propicio a compreensão da construção subjetiva e da importância de discutir a interseccionalidade entre corpo, sexualidade, envelhecimento e masculinidade em épocas contemporâneas. Para tanto, problematiza-se neste contexto: quais as influências do envelhecimento do corpo masculino sobre o desempenho da sexualidade na contemporaneidade? Para tal fim, objetiva-se, compreender as representações do corpo envelhecido para os homens idosos em relação à sexualidade e os desafios da manutenção da masculinidade na contemporaneidade.



Autor: Regiane de Oliveira Lima e Francisco Francinete Leite Junior
Fonte: Sustinere
Sítio Online da Publicação: e-publicacoes UERJ
Data de Publicação: Janeiro a Junho de 2018
Publicação Original: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/31251/25722

Nenhum comentário:

Postar um comentário