segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite no Brasil termina com ao menos 40% do público-alvo vacinado


Crianças são imunizadas contra sarampo e pólio no Dia D de vacinação



Pelo menos 40% do público-alvo da vacinação contra sarampo e poliomielite no Brasil está imunizado após o fim do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, neste sábado (18), disse o Ministério da Saúde.


O balanço preliminar foi divulgado às 17h deste sábado. Mas o número deve ser atualizado durante a semana por todos os serviços de saúde do país. Veja na tabela abaixo o público já imunizado por estado.


Até o fim do Dia D, neste sábado, mais de 9 milhões de doses de vacinas contra a pólio e 4,5 milhões contra o sarampo foram aplicadas em crianças de 1 a 5 anos. O número corresponde a 40% do público de cada uma.




Vacinação contra pólio e sarampo teve segundo 'Dia D' neste sábado (18) (Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação)


Com o Dia D, o número de crianças imunizadas na campanha quase dobrou. Na manhã de sexta-feira (17), o Ministério divulgou que apenas 16% do público-alvo havia sido imunizado.


A campanha começou no dia 6 de agosto e ainda vai até o dia 31 de agosto. A lista dos postos pode ser conferida no site da Secretaria de Saúde de cada local.


O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Sete pessoas morreram devido à doença no país, sendo 4 em Roraima e 3 no Amazonas.



Já em relação à poliomileite, ou paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.

A campanha tem por objetivos:



Vacinar quem nunca tomou a vacina;
Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).




Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.




Quem deve ser vacinado?





Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.




Autor: G1 Globo
Fonte: G1 Globo
Sítio Online da Publicação: G1 Globo
Data de Publicação: 18/08/2018
Publicação Original: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/08/18/dia-d-de-vacinacao-contra-sarampo-e-poliomelite-no-brasil-termina-com-ao-menos-40-do-publico-alvo-vacinado.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário