segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Circulação oceânica no Atlântico Norte está mais fraca desde os últimos 1.500 anos

Circulação oceânica no Atlântico Norte– Pesquisa co-liderada pelos drs. Christelle Not e Benoit Thibodeau do Departamento de Ciências da Terra e do Instituto Swire of Marine Science, The University of Hong Kong, destaca um enfraquecimento dramático da circulação durante o século 20, que é interpretado como uma conseqüência direta do aquecimento global e associado ao derretimento do gelo da Gronelândia.

Isso é importante para o clima do futuro próximo, já que a circulação mais lenta no Atlântico Norte pode produzir mudanças profundas tanto no clima norte-americano quanto no europeu, mas também nas chuvas de monção de verão na África e na Ásia. Os resultados foram publicados recentemente na prestigiosa revista Geophysical Research Letters .

A Circulação Meridional Transversal do Atlântico (AMOC) é o ramo da circulação do Atlântico Norte que traz águas superficiais quentes em direção ao Ártico e águas profundas frias em direção ao equador. Esta transferência de calor e energia não só tem influência direta sobre o clima na Europa e na América do Norte, mas pode afetar o sistema de monção africano e asiático através do seu efeito na temperatura da superfície do mar, ciclo hidrológico, circulação atmosférica e variação na zona de convergência intertropical.

Muitos modelos climáticos previram um enfraquecimento, ou mesmo um colapso deste ramo da circulação sob aquecimento global, em parte devido à liberação de água doce com o derretimento do manto de gelo da Groenlândia. Esta água doce tem densidade mais baixa do que a água salgada e, assim, impede a formação de águas profundas, retardando toda a circulação.

Contudo, esse enfraquecimento ainda é vigorosamente debatido por causa da escassez do registro de longo prazo. No estudo, os pesquisadores usaram microfósseis, chamados foraminifer, encontrados em um núcleo de sedimento para estimar a temperatura passada do Oceano. O núcleo de sedimentos utilizado está localizado no Canal Laurentiano, na costa do Canadá, onde duas correntes importantes se encontram. Assim, a força dessas correntes controlará a temperatura da água no local do núcleo, o que implica que a temperatura reconstruída a partir desse núcleo é indicativa da força da circulação do Atlântico Norte.

Com seus colaboradores dos EUA, validaram seus resultados usando dados instrumentais e dois modelos numéricos que podem simular o clima e o oceano

“A AMOC desempenha um papel crucial na regulação do clima global, mas os cientistas estão lutando para encontrar indicadores confiáveis de sua intensidade no passado. A descoberta desse novo registro da AMOC aumentará nossa compreensão de seus impulsores e, em última análise, nos ajudará a compreender melhor a possível mudança do futuro próximo sob o aquecimento global ”, disse o Dr. Thibodeau.

Curiosamente, a equipe de pesquisa também encontrou um sinal fraco durante um período chamado a Pequena Idade do Gelo (um período de frio observado entre aproximadamente 1600 e 1850 dC). Embora não tão pronunciado quanto a tendência do século 20, o sinal pode confirmar que este período também foi caracterizado por uma circulação mais fraca no Atlântico Norte, o que implica uma diminuição na transferência de calor para a Europa, contribuindo para a temperatura fria deste período. No entanto, mais trabalho é necessário para validar essa hipótese.

“Embora pudéssemos fundamentar nossa reconstrução de temperatura para o século XX contra a medição instrumental, não é possível fazê-lo no período da Pequena Idade do Gelo. Portanto, precisamos realizar mais análises para consolidar essa hipótese ”, afirmou o Dr. Not.


Esquema da circulação no Atlântico Norte ocidental durante o episódio de forte (à esquerda) e fraco (à direita) transporte para oeste da Corrente de Labrador (LC). A oceanografia desta região é caracterizada pela interação das massas de água formadas no Labrador e movendo-se para oeste (LC e Labrador Sea Slope Water (LSSW)) e as massas de água movendo-se para o leste originadas da Corrente do Golfo (GS) e sua Inclinação Temperada Atlântica. Água (ATSW). A localização exata onde esses dois sistemas de massa de água se encontram (linhas tracejadas amarelas) é determinada pela força do giro de recirculação do norte (setas brancas), que então controla a temperatura registrada pelos foraminíferos. As posições dos núcleos de sedimentos são indicadas pelo ponto branco.




Referência:

“Last century warming over the Canadian Atlantic shelves linked to weak Atlantic Meridional Overturning Circulation”
Benoit Thibodeau, Christelle Not , Jiang Hu , Andreas Schmittner, David Noone, Clay Tabor, Jiaxu Zhang, Zhengyu Liu
Geophysical Research Letters First published: 06 November 2018
DOI https://doi.org/10.1029/2018GL080083



* Com informações da The University of Hong Kong
** Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/11/2018




Autor: Cindy Chan
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 29/11/2018
Publicação Original:
https://jornal.usp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário