sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Surpresa! Tornados se formam do zero

Ligue para Dorothy - a formação de tornados foi derrubada em sua cabeça. Novas medições de tornados em Oklahoma e Kansas sugerem que os ventos em espiral destas tempestades se desenvolvem primeiro perto do solo. Isso é contrário à teoria há muito aceita de que os ventos do tornado nascem a vários quilômetros nas nuvens e só depois pousam na superfície da Terra.


Os pesquisadores analisaram quatro tornados, incluindo um monstro conhecido como El Reno (mostrado acima), que detém o recorde como o maior tornado já medido, a 4,2 quilômetros. Eles notaram algo estranho quando compararam medições de radar que rastrearam a velocidade do vento com centenas de fotografias e vídeos de El Reno tomados por caçadores de tempestades: O funil da tempestade já estava no solo vários minutos antes dos dados do radar - a cerca de 250 metros do chão - registrou qualquer rotação.


Por curiosidade, os cientistas reanalisaram medições de radar feitas perto do solo. (Um ponto de observação no topo da colina durante a tempestade permitia que a equipe fizesse uma varredura perto do solo sem os efeitos interferentes de árvores e postes telefônicos.) Eles encontraram uma rotação rápida perto do solo antes de parecer mais alto, um padrão confirmado em outras três. tornados, como eles vão relatar amanhã na reunião semestral da American Geophysical Union em Washington, DC







Autor: Katherine Kornei
Fonte: Science MAG
Sítio Online da Publicação: Science MAG
Data: 13/12/2018
Publicação Original: https://www.sciencemag.org/news/2018/12/surprise-tornadoes-form-ground

Nenhum comentário:

Postar um comentário