quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

AVC isquêmico: escore PREMISE é confiável na previsão do risco de morte?

AVC


O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de debilidade em adultos, e a segunda maior causa de morte em todo mundo. A importância do conhecimento quanto prognósticos desfavoráveis, incluindo a morte, é especialmente aumentada nos dias após o evento agudo. Impacta no manejo e decisões clínicas, como necessidade de prolongar monitorização, até a eventual escolha por retirada de terapias. Além disso, permitiria uma comunicação mais clara entre prestadores de assistência e familiares sobre o possível desfecho do paciente que sofreu o AVC.

Nasce então a ideia de desenvolver uma ferramenta que seja capaz de fornecer dados para esse manejo, a qual será brevemente descrita neste artigo. Os dados vieram da coletânea de informações nacional da rede de cuidados ao AVC da Áustria. O nome em inglês é Predicting Early Mortality from Ischemic Stroke (PREMISE) e conta com dados de mais de 70 mil pacientes. Uma das limitações deste banco de dados é que podem haver casos não incluídos na base de informações por omissão do diagnóstico inicial, por exemplo.

A ferramenta foi desenvolvida sob avaliação de neurologistas subespecialistas em AVC, com definições padronizadas de variáveis e escores. Foram utilizados dados de pacientes com 18 anos de idade ou mais, com registro final de AVC isquêmico agudo entre janeiro de 2006 e dezembro de 2017. Com o propósito de avaliar mortalidade na primeira semana, foram excluídos pacientes com permanência superior a este período para análise primária.

Quem foi avaliado para compor este escore?

– Idade mediana: 74 anos; 47% eram mulheres.

Quais exames foram feitos?

– Todos submetidos a realização de eletrocardiograma + exame de imagem na fase aguda (ressonância magnética ou tomografia computadorizada).
– Em 87% dos pacientes também se realizou estudo de imagem vascular (doppler, angiotomografia ou angioressonância).

Escore para predição de risco de mortalidade precoce no AVC isquêmico

Fatores de Risco para Mortalidade Precoce na Unidade de AVC
Pontos
Idade
60-69 anos
+1
70 anos
+2
Disfunção Pre-existente
Escala de Rankin modificada 1-5
+1
Severidade do AVC
NIHSS 5-11
+2
NIHSS 12-23
+4
NIHSS ≥ 24
+5
Doenças vasculares
Diabetes Mellitus
+1
Doença cardíaca (coronariana, insuficiência cardíaca, cardiomiopatia, ou doença valvar)
+1
Topografia do AVC
AVC de Circulação Posterior
+1
Causa do AVC
Não-lacunar
+1
Escore Total máximo possível
= 12


O escore foi proposto de forma a utilizar apenas variáveis facilmente disponíveis em unidades de atendimento ao AVC na admissão do caso.

A morte precoce é bastante improvável quando o Escore Total é de 0 a 3 pontos (<1%), porém aumenta para 35% quando esse valor é igual ou superior a 10 pontos. Portanto, o escore PREMISE se mostra um novo aliado para o neurologista, sendo confiável e atualizado para a estimativa dos riscos de mortalidade precoce do paciente com AVC isquêmico.


Autor: Catarina De Marchi Assunção
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 17/01/2019
Publicação Original: https://pebmed.com.br/avc-isquemico-escore-premise-e-confiavel-na-previsao-do-risco-de-morte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário