terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Ultrassom ocular point-of-care pode identificar descolamento de retina




O descolamento de retina é uma rotura causada pela tração vitreorretiniana associada a áreas de maior fraqueza da retina periférica. Os dois tipos principais são exsudativo (causado por neoplasias, doenças inflamatórias, anomalias congênitas, doença vascular, coriorretinopatia serosa central e síndrome efusão uveal) e tradicional (quando as faixas fibrocelulares se contraem devido a trauma, retinopatia ou laceração da retina).
Diagnóstico do descolamento de retina

A identificação do descolamento de retina deve ser rápida, assim como sua abordagem terapêutica; do contrário o paciente corre um alto risco de perder a visão. O diagnóstico pode ser obtido por meio de exames como biomicrospia de fundo, tomografia de coerência ótica, oftalmoscopia indireta, ultrassonografia ocular e angiografia fluoresceinica.
O papel do ultrassom point-of-care

O ultrassom point-of-care, realizado a beira-leito pelo medico emergencista, internista, intensivista ou cirurgião, tem sido identificado como uma ferramenta rápida e eficaz no diagnóstico do descolamento de retina. No entanto, estudos envolvendo este tipo de exame ainda são escassos e por isso não há evidências concretas que confirmem a eficácia deste procedimento.

Um estudo observacional, prospectivo e de revisão sistemática e metanálise avaliou a eficácia do ultrassom point-of-care ocular. A pesquisa analisou dados de 11 estudos menores, que totalizaram 844 pacientes, dos quais 21,4% tiveram descolamento de retina.
Resultados

Após confirmar ou descartar a presença da rotura ocular, os pesquisadores concluíram que o ultrassom point-of-care apresentou sensitividade de 94.2% (IC 95% [ 78,4% a 98,6%]) e especificidade de 96.3% (IC 95% [89,2% a 98,8%]).
Take home messages

Apesar de não ser o procedimento padrão para o diagnóstico, o ultrassom point-of-care ocular pode ser uma alternativa em locais onde o exame oftalmológico é limitado pela falta de recursos ou ausência de serviços oftalmológicos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Gottlieb M et al. Point-of-care ocular ultrasound for the diagnosis of retinal detachment: A systematic review and meta-analysis. Acad Emerg Med 2019 Jan 13; [e-pub]. (https://doi.org/10.1111/acem.13682)
https://whitebook.pebmed.com.br/conteudo/oftalmologia




Autor: Roberto Caligari
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 22/01/2019
Publicação Original: https://pebmed.com.br/ultrassom-ocular-point-of-care-pode-identificar-descolamento-de-retina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário