quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Diabetes: como é o manejo do controle glicêmico em cirurgias eletivas?





O jornal britânico New England Journal of Medicine lançou este mês uma abordagem fácil e objetiva do manejo glicêmico perioperatório em pacientes diabéticos que são submetidos a cirurgias eletivas. Acompanhe abaixo as dicas clínicas do que é fundamental acompanhar antes, durante e depois do procedimento programado do seu paciente:
Pré operatório:
Checar hemoglobina glicada em todos os pacientes diabéticos. Se HbA1c> 8%, avaliar suspensão temporária do procedimento eletivo.
Hiperglicemias severas (glicose > 250mg/dl), com ou sem acidose metabólica descompensada garantem o adiamento de cirurgias eletivas.
Dia anterior ao procedimento: manter todos os antidiabéticos orais, inclusive metformina. O único medicamento que precisa de ajuste é a insulina basal de ação longa administrada pela noite. A dose deve ser reduzida em 50 a 75%, especialmente em pacientes que fazem uso de mais de 60% da dose total diária de insulina.
Manhã do procedimento:

Diabéticos tipo 1

Não interromper insulina basal de longa ação. Existe risco de cetoacidose diabética caso seja interrompida.

Diabético tipo 2

Administrar 50% da dose de insulina de longa ação. Atenção: a insulina de ação intermediaria deve ser reduzida pela metade em ambos os tipos de diabéticos: o paciente não fará refeição ao meio dia, existe risco de hipoglicemia.

As insulinas de curta ação devem ser evitadas na manhã da cirurgia, assim como antidiabéticos orais.
Pré cirúrgico: para pacientes em uso de sulfonilureia e insulina, glicemia acima 100 mg/dl é desejada e, quando acima de 180 mg/dl, deve ser corrigida com insulina de ação rápida.
Intraoperatório:
Manter glicemia abaixo de 180 mg/dl e evitar hipoglicemia. Pode-se alcançar tal objetivo com o uso de insulina de ação rápida subcutânea ou intravenosa, com monitorização da glicose de 1/1h ou 2/2h.
Pós Operatório:
Os alvos de glicemia no pós operatórios não estão bem estabelecidos. Objetivar glicemia pré prandial em torno de 100 a 140mg/dl e glicemia aleatória sanguínea entre 100 e 180 mg/dl.



Autor: Jamili Zanon Bonicenha
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 17/01/2019
Publicação Original: https://pebmed.com.br/diabetes-como-e-o-manejo-do-controle-glicemico-em-cirurgias-eletivas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário