quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Hepatite autoimune: dose da predniso(lo)na faz diferença no tratamento?




A hepatite autoimune (HAI) é uma doença crônica de etiologia desconhecida caracterizada pelo ataque das células T ao fígado, o que ocasiona em um processo necroinflamatório progressivo. A HAI acomete geralmente as mulheres, em uma proporção de três a quatro para cada paciente homem. A terapia-ouro para o controle deste tipo de hepatite é por meio da administração de predniso(lo)na seguida pela adição de azatioprina, duas semanas após a administração do primeiro fármaco.
Consenso na dosagem da predniso(lo)na no tratamento da hepatite autoimune

Entretanto, ainda não há consenso entre as diferentes diretrizes sobre a dosagem ideal da predniso(lo)na; dependendo do guideline, a dose pode variar de 30 a 60 mg diárias. A fim de definir qual é a quantidade que oferece mais benefícios aos pacientes acometidos com hepatite autoimune, pesquisadores europeus realizaram um estudo retrospectivo de coorte com dados de nove centros médicos espalhados em cinco países da Europa para chegaram a uma definição conclusiva.

Os dados foram coletados entre 1978 e 2017 e os resultados foram divulgados em janeiro de 2018 no periódico Clinical Gastroenterology and Hepatology.

Participaram do levantamento 451 pacientes diagnosticados com HAI. Os indivíduos foram designados em dois grupos, o primeiro (n=281) recebeu altas doses de predniso(lo)na (≥0,50 mg/kg/dia) e o segundo grupo (n=170) recebeu baixa dosagem do fármaco (<0,50 mg/kg/dia). O desfecho primário foi normalidade no nível de serum das transaminases nos seis meses após o início do tratamento.
Resultados

Não houve diferença significativa no índices de transaminases entre os dois grupos (70,5% vs 64,7%; P=0,20). Após análise multivariável da regressão da HAI, também não foi identificada diferença significativa nos níveis destas enzimas (OR, 1.21; IC 95% [0,78 – 1,87]; P=0,38).

Mais estudos precisam ser realizados para definir a dosagem correta e eficaz da predniso(lo)na no tratamento da hepatite autoimune.

Referências:
Pape S et al. Predniso(lo)ne dosage and chance of remission in patients with autoimmune hepatitis. Clin Gastroenterol Hepatol 2019 Jan 5; [e-pub]. (https://doi.org/10.1016/j.cgh.2018.12.035)
https://whitebook.pebmed.com.br/conteudo/medicina-interna


Autor: Roberto Caligari
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 16/01/2019
Publicação Original: https://pebmed.com.br/hepatite-autoimune-dose-da-prednisolona-faz-diferenca-no-tratamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário