quinta-feira, 25 de julho de 2019

Aquecimento global acelerará o ciclo da água sobre as regiões globais de monção

A região das monções globais, que se estende ao norte e ao sul a partir do equador da Terra, sustenta quase dois terços da população mundial. É caracterizada por chuvas de monção abundantes, um contraste distinto de estação seca e úmida e, portanto, um ciclo de água ativo.

Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences*

O aquecimento global aceleraria o ciclo da água em toda a região global das monções terrestres, enquanto aumentaria o contraste da estação úmida e seca, segundo um estudo publicado recentemente no Journal of Climate . A pesquisa revela respostas robustas e coerentes nos vários aspectos do ciclo da água para o aquecimento futuro sobre as populosas regiões de monções globais.

“As regiões de monção global merecem atenção específica, pois elas afetam extensivamente o ciclo global da água”, disse Zhou Tianjun, o autor correspondente no artigo. Zhou é um cientista sênior do Laboratório de Modelagem Numérica para Ciências Atmosféricas e Dinâmica de Fluidos Geofísicos no Instituto de Física Atmosférica e Centro CAS para Excelência em Ciências da Terra do Planalto Tibetano na Academia Chinesa de Ciências. Ele também é professor da Universidade da Academia Chinesa de Ciências.

Embora tenha havido um interesse de pesquisa considerável nas futuras mudanças na precipitação das monções, pouca atenção foi dada a outros aspectos do ciclo da água nas regiões de monções. Zhou e sua equipe, usando a saída multi-modelo do CMIP5, um arquivo dos modelos climáticos de última geração, investigaram e forneceram uma visão abrangente das mudanças do ciclo da água nas regiões das monções, incluindo os setores de águas superficiais e atmosféricas. , nomeadamente, precipitação, evaporação, fluxos de água doce à superfície, água do solo e escoamento total (isto é, a água que flui sobre e dentro do solo).

“Sob o aquecimento global futuro, veremos um ciclo acelerado da água em toda a região das monções globais, como evidenciado pelos aumentos coerentes em seus vários fluxos de ciclagem, incluindo a precipitação média anual, evaporação, escoamento total e fluxos de água doce da superfície”. Zhou apresentou.

Além disso, os cientistas encontraram diferenças regionais sob a aceleração global do ciclo da água. Especificamente, as regiões das monções do hemisfério norte da África, do Sul e do Leste Asiático experimentarão um ciclo intensificado da água, enquanto na região das monções americanas do hemisfério norte, o ciclo da água seria fortemente enfraquecido. No entanto, as mudanças nas regiões das monções do Hemisfério Sul são em grande parte incertas.

“Além das diferenças espaciais, as mudanças no ciclo da água também variam com a estação”, acrescentou Zhou. “Os fluxos de precipitação, escoamento superficial e água doce aumentariam mais proeminentemente na estação chuvosa, mas levemente reduziriam na estação seca. Por um lado, isso indica um contraste de estação seca úmida nas regiões de monções. Em termos de o uso humano dos recursos hídricos, a sazonalidade em mudança pode ser descrita como ‘a estação úmida fica mais úmida, a estação seca fica mais seca’. Por outro lado, pode haver riscos crescentes de inundação na estação chuvosa. ”



O ciclo médio anual da água para a região global de monções terrestres (GLM). Os números em preto denotam a climatologia de 1986-2005, enquanto os números em vermelho denotam respostas ao aquecimento global no RCP8.5, o cenário de emissões business-as-usual (em% de alteração por grau de mudança de temperatura global média). Ambas as medianas multimodais e os intervalos de 25 a 75 percentis são mostrados. As alterações com dois terços do contrato de modelo estão sublinhadas. Mudanças nos componentes do orçamento de umidade são normalizadas pela precipitação climatológica. (Imagem de Zhang Wenxia)


O ciclo da água inclui os fluxos cíclicos (isto é, movimentos) e reservatórios. A água do solo, um importante reservatório de água na superfície da Terra, também é um indicador da seca agrícola. “A superfície da água do solo se esgotaria durante todo o ano como resultado do aquecimento atmosférico. Isso poderia reduzir o rendimento das colheitas e ameaçar ainda mais a segurança alimentar para as densas populações”, acrescentou Zhou.

Esses resultados fornecem uma compreensão mais ampla sobre a redistribuição dos recursos de água doce em todo o mundo, induzida por mudanças futuras no sistema de monções. Enquanto isso, os autores também estão chamando a atenção para a mudança sazonal do ciclo da água. “As mudanças sazonais são mais notáveis e robustas do que as mudanças médias anuais”, disse Zhou. “Devemos estar conscientes e preparados para os potenciais riscos adicionais de enchentes e secas nas populosas regiões de monções.”


Referência:

Zhang Wenxia, Tianjun Zhou, Lixia Zhang, Liwei Zou. 2019. Future intensification of the water cycle with an enhanced annual cycle over global land monsoon regions. Journal of Climate, doi: 10.1175/JCLI-D-18-0628.1.
http://dx.doi.org/10.1175/JCLI-D-18-0628.1


* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/07/2019




Autor: Roberto Naime
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 25/07/2019
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2019/07/25/aquecimento-global-acelerara-o-ciclo-da-agua-sobre-as-regioes-globais-de-moncao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário