sexta-feira, 26 de julho de 2019

SP atingiu 23% da meta de vacinação contra sarampo entre jovens de 15 a 29 anos

A cidade de São Paulo atingiu 23% da meta de vacinação contra sarampo entre os jovens de 15 a 29 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 10 de junho até esta quinta-feira (25), foram aplicadas 720 mil doses da vacina.


A capital está em campanha especial para pessoas com idade de 15 a 29 anos desde o dia 10 de junho, após a explosão de casos confirmados da doença.


Nesta segunda-feira (22), a prefeitura já havia anunciado uma mudança na orientação para o público-alvo. Antes, quem já tinha tomado as duas doses da vacina não precisava se vacinar de novo. Agora, todos que estão na faixa etária de 15 a 29 anos devem ser vacinados.



Vacinação contra o sarampo — Foto: Reprodução/ TV Globo

Prefeitura amplia vacinação


A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (25) que decidiu ampliar o público-alvo da atual campanha de vacinação contra sarampo também para bebês com idade entre seis meses e um ano.


Desde o dia 7 de junho, os registros de sarampo dispararam 850% no estado de São Paulo, passando de 51 para 484 até o último balanço divulgado na sexta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde. A grande maioria dos casos foi confirmada na capital – 363 –, e o número preocupa por já ser o maior registrado em mais de 20 anos.


Também foi realizada uma parceria com o governo do estado para que avacina também seja aplicada nas escolas públicas na volta às aulas. Empresas privadas, faculdades e condomínios que solicitarem o serviço também receberão profissionais da saúde.


Onde se vacinar?



A vacina é aplicada durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacinação tem ocorrido a partir das 7h ou 8h e se estende até as 18h ou 19h, dependendo da unidade. Veja a lista completa dos locais.


Por conta da campanha, postos volantes também estão sendo montados em áreas de grande circulação como shoppings e terminais de transporte público. Veja a lista de postos nas estações de Metrô, CPTM, EMTU e estradas.



Quem deve se vacinar na campanha?



Jovens de 15 a 29 anos: todos devem ser vacinados independentemente de terem tomado a vacina anteriormente;
Crianças entre seis meses e um ano de idade


Durante a campanha, não é necessária apresentação do cartão SUS e documentos.


Quem está fora público-alvo, mas deve se vacinar?


Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular;
Crianças de 15 meses: devem tomar a 2ª dose regular;
População de 1 a 14 anos: deve ter tomado duas doses de vacina. Quem não tem certeza se já tomou as duas doses deve tomar uma dose extra.
Adultos de 30 a 59 anos: deve ter tomado pelo menos uma dose.


VEJA 15 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE SARAMPO



Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.



Veja também



Jornal da Manhã

Confira a previsão do tempo para Salvador e outras cidades da Bahia no fim de semana

A capital baiana deve predomínio de sol e chuvas isoladas nesta sexta-feira (26).



Autor: G1 Saúde
Fonte: G1 Saúde
Sítio Online da Publicação: G1 Saúde
Data: 25/07/2019
Publicação Original: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/07/25/sp-atingiu-23percent-da-meta-de-vacinacao-contra-sarampo-entre-jovens-de-15-a-29-anos.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário