quinta-feira, 16 de junho de 2022

Biologia Espacial Avançada, Pesquisa Tecnológica Informam o Sucesso da Missão

 A astronauta Samantha Cristoforetti trabalha em trajes espaciais dos EUA dentro da câmara de ar Quest da Estação Espacial Internacional.

A Estação Espacial Internacional zumbiu com atividades de pesquisa hoje, enquanto os membros da tripulação da Expedição 67 continuavam explorando como a microgravidade afeta o corpo humano. Os residentes orbitais também testaram como os robôs autônomos podem ajudar os astronautas e pesquisaram como o combustível se comporta no ambiente sem peso do espaço.


O engenheiro de voo da NASA, Bob Hines, trabalhou durante toda a quarta-feira processando amostras de sangue e urina coletadas de membros da tripulação e armazenando-as em um freezer científico para análise posterior. O astronauta também configurou dispositivos de monitoramento do sono no pulso, conhecidos como Actiwatches, que os residentes da estação usam periodicamente para fins de pesquisa. Dados, incluindo atividade de sono-vigília e exposição à luz, são baixados para cientistas na Terra para revisar como a vida no espaço afeta o ciclo de sono de um astronauta.

Os free-flyers robóticos Astrobee foram ativados hoje dentro do módulo de laboratório Kibo. A astronauta da NASA Jessica Watkins equipou os assistentes robóticos do tamanho de uma torradeira com monitores acústicos e os deixou voar de forma autônoma ao redor de Kibo para uma demonstração de tecnologia. O experimento testa o uso de técnicas de escuta para monitorar a saúde dos sistemas da espaçonave e detectar possíveis problemas.

O engenheiro de voo da NASA, Kjell Lindgren, começou seu dia configurando cabos de vídeo dentro do Cell Biology Experiment Facility antes de fotografar pontos de referência na Europa e na Ásia. Depois, ele se associou a Watkins após a hora do almoço para operações de carga dentro do cargueiro espacial Cygnus. O navio de reabastecimento privado da Northrop Grumman deve completar sua missão na estação no final de junho.

No sábado, Cygnus está programado para completar seu primeiro relançamento da Estação Espacial Internacional. O motor de velocidade delta com cardan da Cygnus será usado para ajustar a órbita da estação espacial através de um aumento da altitude do posto orbital. A manobra durará 10 minutos e 53 segundos e elevará a altitude da estação em 0,7 milhas. Esta missão Cygnus é a primeira a apresentar essa capacidade aprimorada como um serviço padrão para a NASA, após um teste da manobra que foi realizada em 2018 durante a nona missão de reabastecimento da Cygnus.

A astronauta da ESA (Agência Espacial Européia) Samantha Cristoforetti estudou física de fluidos usando água destilada e um líquido especializado de baixa viscosidade dentro do módulo de laboratório Columbus hoje. O experimento Fluidics explora maneiras de otimizar o gerenciamento de combustível em satélites e pode até fornecer informações sobre o comportamento das ondas oceânicas da Terra.

O comandante Oleg Artemyev continuou a parceria hoje com o engenheiro de voo Sergey Korsakov para aprender a se exercitar de forma mais eficaz na ausência de peso. Artemyev também carregava baterias de câmeras de vídeo e laptops, enquanto Korsakov fazia a manutenção de equipamentos russos de suporte à vida. O engenheiro de voo Denis Matveev pesquisou técnicas de pilotagem e robótica para futuras missões planetárias e, em seguida, conectou um sensor a si mesmo para medir sua atividade cardíaca por 24 horas.




Autor: Mark Garcia
Fonte: nasa
Sítio Online da Publicação: nasa
Data: 15/06/2022
Publicação Original: https://blogs.nasa.gov/spacestation/2022/06/15/advanced-space-biology-tech-research-inform-mission-success/

Nenhum comentário:

Postar um comentário