terça-feira, 28 de junho de 2022

Dia Nacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica

 Anualmente, em 21 de Junho, é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva ocasionando paralisia motora de forma irreversível.

A causa ainda é desconhecida, apesar da possibilidade de estar relacionada com a idade, genética e substâncias do meio ambiente. Dessa forma, não é possível conhecer os fatores que predispõem a doença e nem como prevenir o desenvolvimento.

Os indivíduos mais acometidos têm idade entre 55 e 75 anos. A sobrevida desses pacientes varia em média de 2 a 5 anos após o início dos sintomas e a causa de óbito mais frequente é a insuficiência respiratória, além de disfagia e broncoaspiração.

Sua incidência mundial, nas últimas décadas, vem chamando a atenção. No Brasil, são escassas as estimativas, porém em um dos principais estudos de abrangência identificaram 443 casos dessa doença no país.


Principais sinais e sintomas

Fraqueza muscular assimétrica;

Dor;

Cãimbras;

Disartria;

Tremores;

Disfagia;

Atrofia;

Dispneia;

Perda da coordenação motora;

Choro e riso incontroláveis (incontinência emocional).

Os órgãos do sentido não são afetados, assim como a inteligência e memória do indivíduo.

Saiba mais: Esclerose amiotrófica e indução de proteínas de choque térmico

Diagnóstico

O diagnóstico precoce da doença pode ser difícil e vai depender da presença dos sinais e sintomas das regiões afetadas. O tempo do início dos sintomas até o diagnóstico leva em torno de 10 a 13 meses.

Para auxiliar no diagnóstico, devem ser realizados os seguintes exames complementares: eletroneuromiografia dos quatro membros, hemograma completo, ureia, creatinina, transaminases séricas, tempo de protrombina, ressonância magnética de encéfalo e junção crânio-cervical, proteína C-reativa e eletroforese de proteínas séricas.

Tratamento

Pode ser dividido em não medicamentoso e medicamentoso.

Não medicamentoso — Consiste nos suportes:


Ventilatório;

Nutricional;

Mobilidade e acessibilidade;

Comunicação;

Multidisciplinar;

Atendimento domiciliar.

Medicamentoso — Tratamento específico:


Apenas um medicamento — riluzol — mostrou-se eficaz e é o único tratamento específico registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os benefícios esperados são leve melhora dos sintomas bulbares e da função dos membros, além do aumento de sobrevida.

Para saber mais sobre esse e outros temas, continue acompanhando aqui no Portal Pebmed, no App Nursebook e no Nursebook Web. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store.





Autor: Camila Tenuto
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 27/06/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/dia-nacional-de-luta-contra-a-esclerose-lateral-amiotrofica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário