sexta-feira, 10 de junho de 2022

Cientistas criaram pele humana viva em torno de um dedo robótico

 O Exterminador do Futuro pode estar um passo mais próximo da realidade.

Pesquisadores da Universidade de Tóquio construíram um dedo robótico que, muito parecido com o ciborgue assassino de Arnold Schwarzenegger, é coberto de pele humana viva. O objetivo é um dia construir robôs que se pareçam com pessoas reais – embora para aplicações mais altruístas.

Robôs de aparência super realista podem interagir mais facilmente com humanos nas indústrias de assistência médica e serviços, dizem o engenheiro biohíbrido Shoji Takeuchi e seus colegas em 9 de junho na Matter. (Se ciborgues mascarados em tecido vivo seriam mais agradáveis ​​ou assustadores, provavelmente está nos olhos de quem vê.)















Para cobrir o dedo na pele, Takeuchi e colegas submergiram o dedo robótico em uma mistura de colágeno e células da pele humana chamadas fibroblastos dérmicos. A mistura se estabeleceu em uma camada de base da pele, ou derme, cobrindo o dedo. A equipe então derramou um líquido contendo células de queratinócitos humanos no dedo, que formou uma camada externa da pele, ou epiderme. Após duas semanas, a pele que cobria o dedo tinha alguns milímetros de espessura – comparável à espessura da pele humana.

A pele feita em laboratório era forte e elástica o suficiente para resistir à flexão robótica dos dedos. Também poderia se curar: quando os pesquisadores fizeram um pequeno corte no dedo robótico e o cobriram com um curativo de colágeno, as células fibroblásticas da pele fundiram o curativo com o resto da pele em uma semana.

“Este é um trabalho muito interessante e um importante passo adiante no campo”, diz Ritu Raman, um engenheiro do MIT que também constrói máquinas com componentes vivos. “Os materiais biológicos são atraentes porque podem sentir e se adaptar dinamicamente aos seus ambientes.” Por exemplo, ela gostaria de ver uma versão futura da pele robótica viva incorporada com células nervosas para tornar os robôs mais conscientes de seus arredores.

Mas um robô não pode usar esse traje de pele feito em laboratório ainda, observa Raman. O dedo robótico coberto de pele passou a maior parte do tempo embebido em açúcar, aminoácidos e outros ingredientes que as células da pele precisam para sobreviver. Um Exterminador do Futuro ou outro ciborgue usando essa pele teria que se banhar frequentemente em um caldo de nutrientes ou usar alguma outra rotina complexa de cuidados com a pele.






Autor: sciencenews
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: 09/06/2022
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/robotic-finger-human-skin-self-healing

Nenhum comentário:

Postar um comentário