quarta-feira, 15 de junho de 2022

Qual o efeito da salpingectomia na reserva ovariana?

Muitas vezes é necessário realizar salpingectomia videolaparoscopica antes da paciente passar pelo processo de fertilização in vitro (FIV), pois aumenta as chances de gravidez em alguns casos, como na paciente hidrossalpinge ou endometriose tubária. Mas qual o efeito da salpingectomia na reserva ovariana? Seria necessário realizar a coleta de óvulos antes do procedimento? 

Estudo

Para responder a essas perguntas, trago um artigo publicado em maio de 2022 no Journal of Obstetrics and Gynecology Research. Os autores fizeram uma revisão sistemática e metanálise através dos bancos de dados PubMed, EMBASE, Web of Science, Dynamed plus e Cochrane Controlled Trials Register. Foram pesquisados artigos ​​desde o início do ano até dezembro de 2020 para identificar estudos relevantes, incluindo estudos transversais, estudos retrospectivos e ensaios clínicos randomizados. Foram incluídos estudos que compararam os níveis de hormônio anti-Mülleriano (AMH) e/ou contagem de folículos antrais (AFC) entre os grupos controle e salpingectomia ou antes e após a cirurgia. 



Vinte e um artigos foram incluídos na revisão sistemática. A metanálise foi realizada em 16 estudos em que os dados foram apresentados como valores médios ± SD. Uma metanálise comparando os níveis de AMH antes e após a cirurgia nos mesmos pacientes não mostrou diminuição significativa em todos os casos, independentemente de se tratar de salpingectomia unilateral ou bilateral. Também não houve diminuição significativa da AFC na metanálise comparando os níveis antes e após a salpingectomia bilateral. Em contraste, no estudo caso-controle, o grupo de salpingectomia teve níveis significativamente mais baixos de AMH em todas as metanálises de cirurgia unilateral e bilateral (diferença média: -0,31, intervalo de confiança de 95% [IC]: -0,55, -0,07), apenas casos unilaterais (diferença média: -0,28, IC 95%: -0,50, -0,06) e apenas casos bilaterais (diferença média: -0,71, IC 95%: -1,19, -0,23). O grupo de salpingectomia que incluiu casos unilaterais e bilaterais teve CFA significativamente menor em comparação com controles sem cirurgia (diferença média: -1,31, IC 95%: -2,13, -0,48). 

Conclusão

Embora não conclusivo, parece que as pacientes submetidas à salpingectomia (unilateral ou bilateral) têm uma reserva ovariana diminuída. Sendo assim, é necessário esclarecer para a paciente esse risco e avaliar a possibilidade de coleta de óvulos antes de realizar salpingectomia.






Autor: Letícia Suzano Lelis Bellusci
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: 15/06/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/qual-o-efeito-da-salpingectomia-na-reserva-ovariana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário