quinta-feira, 16 de junho de 2022

Vacinas nasais para COVID-19 oferecem esperança e enfrentam obstáculos

 Algumas semanas atrás, eu estava obcecado com meu nariz e garganta. Eu estava em uma viagem a Seattle para falar em uma pequena reunião de virologia com uso de máscaras sobre ser jornalista durante uma pandemia. Eu fiz pós-graduação lá, então fiquei emocionado ao ver velhos amigos e colegas. Mas a ironia de que eu estava arriscando ser infectado em meio ao aumento de casos de COVID-19 para pegar um avião para conversar com virologistas sobre a pandemia não me escapou. Passei a semana inteira em alerta máximo para o menor indício de dor de garganta ou coriza. Apesar do mascaramento, temia ficar doente e ficar preso a milhares de quilômetros de casa ou que, sem saber, passaria o vírus para outra pessoa.


Felizmente, esta história tem um final feliz. Eu não peguei o coronavírus. Nenhum dos meus amigos ou ex-colegas ficou doente. Embora eu não tenha escapado completamente ileso; Eu peguei um resfriado misterioso, não-COVID, que suspeito que peguei do bebê de um amigo. Ainda assim, a experiência me fez pensar – e se eu não precisasse me preocupar tanto em me tornar um transmissor de doenças porque havia vacinas COVID-19 que ajudavam meu corpo a controlar o vírus no meu nariz?

Os pesquisadores estão trabalhando em vacinas que esperamos fazer exatamente isso. Você esguicha essas vacinas nas narinas, em vez de injetá-las no músculo do braço, como as atuais injeções de COVID-19. Pulverizadas no nariz, as vacinas ensinam nosso sistema imunológico a fortalecer nossas narinas contra o coronavírus, talvez significando que ficamos menos doentes ou nos tornando menos propensos a transmitir o vírus a outras pessoas.

Jabs no braço podem não ser tão bons na prevenção da transmissão quanto as vacinas em spray nasal, alguns cientistas suspeitam. As injeções são melhores na construção de defesas que circulam no sangue ou no fluido que envolve as células, o que as torna ótimas para proteger os pulmões. E eles fizeram o que foram projetados para fazer: conter doenças graves e morte (SN: 31/8/21). As doses de reforço ajudam a combater o COVID-19 grave melhor do que as duas primeiras doses – especialmente para pessoas mais velhas, mostram estudos (SN: 29/4/22). Mas mesmo com as taxas de mortalidade baixas, isso não significa que nossa luta contra o coronavírus acabou. As defesas imunológicas em declínio combinadas com versões escorregadias do coronavírus que podem escapar de partes de nosso sistema imunológico deixam as pessoas vacinadas suscetíveis à infecção. Portanto, ainda precisamos de proteção adicional.

Um painel de especialistas que aconselha a Food and Drug Administration dos EUA se reunirá no final deste mês para avaliar se podemos precisar de uma atualização de vacina para o outono. Injeções atualizadas podem realmente estar no horizonte: dados preliminares da desenvolvedora de vacinas Moderna mostram que sua vacina mais recente, que inclui o omicron e o vírus original, aumenta a resposta imune contra o omicron, bem como outras variantes, como delta, anunciou a empresa em junho 8.

E em 7 de junho, o comitê consultivo da FDA recomendou que a agência autorizasse uma nova vacina COVID-19 para uso emergencial. Este, desenvolvido pela empresa Novavax, é baseado em um método tradicional - mostrando as proteínas virais purificadas do sistema imunológico - que pode ser atraente para pessoas ainda não vacinadas que estão hesitantes sobre a nova tecnologia de mRNA nas vacinas da Moderna e da Pfizer (SN: 1/ 28/21). Outros especialistas estão trabalhando em vacinas que podem resistir a um ataque de variantes, presentes e futuras.








Autor: Erin Garcia de Jesús
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: 10/06/2022
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/covid-19-nasal-vaccines-pfizer-moderna-fluenz-tetra-flumist

Nenhum comentário:

Postar um comentário