quarta-feira, 15 de junho de 2022

Zircões antigos oferecem insights sobre terremotos do passado

“Quanto mais entendemos sobre o passado, mais podemos entender o que pode acontecer no futuro”, diz Emma Armstrong, termocronologista da Utah State University em Logan.

Armstrong e colegas se concentraram na falha Punchbowl da Califórnia. Essa parte agora silenciosa da maior falha de San Andreas provavelmente estava ativa entre 1 milhão e 10 milhões de anos atrás, diz Armstrong.


O calor do atrito é gerado em uma falha quando ela escorrega e desencadeia um terremoto. Análises anteriores de material orgânico preservado sugeriram que as temperaturas dentro da Punchbowl Fault atingiram um pico entre 465° Celsius e 1065° C. Os pesquisadores suspeitaram que os zircões nas rochas da falha poderiam estreitar essa ampla janela.

Os zircões geralmente contêm os elementos químicos radioativos urânio e tório, que decaem em hélio a uma taxa previsível (SN: 5/2/22). Esse hélio então se acumula nos cristais. Mas quando um zircão é aquecido além de um limite de temperatura – cuja magnitude depende da composição do zircão – o hélio acumulado escapa.

Medir as quantidades dos três elementos em zircões da falha sugere que o terremoto mais intenso gerou temperaturas inferiores a 800° C. Isso praticamente reduz pela metade o intervalo relatado anteriormente. A descoberta fornece pistas sobre a quantidade de calor liberada pelos terremotos, algo difícil de medir para os tremores modernos, porque geralmente ocorrem em grandes profundidades.

Armstrong planeja continuar estudando zircões, na esperança de encontrar mais maneiras de explorá-los para obter detalhes sobre terremotos antigos.






Autor: Katherine Kornei
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: 14/06/2022
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/zircon-earthquake-gemstone-history-chemistry

Nenhum comentário:

Postar um comentário