quarta-feira, 15 de junho de 2022

Um solitário celestial pode ser o primeiro buraco negro desonesto conhecido

O misterioso ladino é um buraco negro com aproximadamente sete vezes a massa do Sol, relata uma equipe em um estudo publicado no Astrophysical Journal. Ou é um pouco mais leve – apenas duas a quatro vezes o peso da nossa estrela mais próxima – e, portanto, um buraco negro extraordinariamente leve ou uma estrela de nêutrons curiosamente robusta, outro grupo relata em um estudo publicado no Astrophysical Journal Letters.


Um objeto celeste solitário – mais massivo que o Sol, mas muito menor – está vagando pela galáxia a alguns milhares de anos-luz da Terra. Pode ser o primeiro buraco negro de massa estelar isolado a ser detectado na Via Láctea. Ou pode ser uma das estrelas de nêutrons mais pesadas conhecidas.

O viajante interestelar se revelou pela primeira vez em 2011, quando sua gravidade ampliou brevemente a luz de uma estrela mais distante. Mas na época, sua verdadeira natureza iludiu os pesquisadores. Agora, duas equipes de astrônomos analisaram imagens do Telescópio Espacial Hubble para desmascarar a identidade do viajante – e chegaram a conclusões um pouco diferentes.

Estrelas de nêutrons e buracos negros de massa estelar se formam quando estrelas massivas – pelo menos várias vezes o peso do sol – colapsam sob sua própria gravidade no final de suas vidas. Os astrônomos acreditam que cerca de um bilhão de estrelas de nêutrons e cerca de 100 milhões de buracos negros de massa estelar espreitam em nossa galáxia (SN: 18/08/17). Mas esses objetos não são fáceis de detectar. As estrelas de nêutrons são tão pequenas – do tamanho de uma cidade – que não produzem muita luz. E os buracos negros não emitem luz alguma.

Para detectar esses tipos de objetos, os cientistas normalmente observam como eles afetam seus arredores. “A única maneira de encontrá-los é se eles influenciarem outra coisa”, diz Kailash Sahu, astrônomo do Space Telescope Science Institute em Baltimore.

Até o momento, os cientistas detectaram quase duas dúzias de buracos negros de massa estelar. (Esses buracos negros relativamente leves são insignificantes em comparação com os gigantes supermassivos que ficam no centro da maioria das galáxias, incluindo a nossa (SN: 18/01/21).) vizinhos celestes. Quando um buraco negro está travado em uma dança gravitacional com outra estrela, ele arranca matéria de seu parceiro. À medida que esse material cai no buraco negro, ele emite raios-X, que os telescópios que orbitam a Terra podem detectar.







Autor: Katherine Kornei
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: 14/06/2022
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/black-hole-rogue-wandering-mass-sun-gravity-neutron-star

Nenhum comentário:

Postar um comentário