quarta-feira, 15 de junho de 2022

Zika vírus: primeiro caso de gestante infectada em 2022 é registrado no Brasil

A Paraíba registrou o primeiro caso de uma gestante infectada por zika vírus no Brasil. A infectada tem 41 anos, está no terceiro trimestre da gestação e passa bem. Ainda não é possível dizer se o bebê tem microcefalia. A Secretaria de Saúde do Estado (SES-PB) está acompanhando o caso. 

O país já registrou outros casos de zika vírus neste ano. Em abril, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou dois casos no interior do estado. 

Mais recentemente, no início de junho, as autoridades de saúde confirmaram o primeiro caso de zika vírus de 2022 em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a paciente é uma mulher de 20 anos, moradora do município de Timbaúba, região da Zona da Mata do estado, que não está grávida.

Zika vírus

O zika vírus é o principal causador de microcefalia em bebês. Até o momento, não há tratamento para reduzir as chances dessa malformação. Indivíduos infectados pelo vírus podem não perceber a doença, uma vez que é assintomática em 80% dos casos. 

O diagnóstico é baseado em sintomas clínicos e circunstâncias epidemiológicas, com a realização de exames de sangue que podem ajudar os médicos. Alguns são úteis nos três a cinco primeiros a partir do início dos sintomas (RT-PCR) e outros que detectam a presença de anticorpos, mas somente são úteis após cinco dias (sorológicos). 

Uma vez demonstrada a presença do vírus em uma área ou território, a confirmação não é necessária em todos os pacientes e o uso de testes laboratoriais será ajustado à vigilância virológica de rotina da enfermidade.

Os principais sintomas são febre baixa, erupções cutâneas (principalmente exantema maculopapular), cefaleia, dores nas articulações e nos músculos, mal-estar geral e conjuntivite não purulenta que aparecem entre dois a sete dias após a picada do mosquito vetor. 

Em maio de 2015, autoridades de saúde pública brasileiras confirmaram pela primeira vez a transmissão do vírus zika no país, mais especificamente na região Nordeste do Brasil.. 

Em julho do mesmo ano, foi detectada a associação da doença com a síndrome de Guillain-Barré e, em outubro, os pesquisadores observaram a associação entre a infecção e as malformações do sistema nervoso central ao nascimento, incluindo microcefalia. 

Formas de transmissão

O principal modo de transmissão do vírus é a picada do mosquito Aedes aegypti. 

No entanto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma pessoa com zika pode transmitir o vírus aos seus parceiros através do sexo vaginal, anal e, provavelmente, oral. O compartilhamento de brinquedos sexuais também pode colocar uma pessoa em risco. O zika já foi detectado no sêmen, fluidos vaginais, saliva, urina e leite materno. 

Ainda não há evidências de que o zika possa ser transmitido através da saliva durante beijos profundos. 

Entretanto, já existem evidências documentadas de transmissão sexual do zika de homem para mulher, homem para homem e mulher para homem. A transmissão sexual de mulher para mulher ainda não foi relatada, mas é biologicamente plausível.






Autor: Letícia Suzano Lelis Bellusci
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 15/06/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/zika-virus-primeiro-caso-de-gestante-infectada-em-2022-e-registrado-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário