segunda-feira, 27 de junho de 2022

Monkeypox não é uma emergência de saúde global por enquanto, diz OMS

 Monkeypox ainda não é uma emergência global de saúde pública, disse a Organização Mundial da Saúde em 25 de junho.

A decisão ocorre quando o surto da doença relacionada à varíola continua a se espalhar, afetando pelo menos 4.100 pessoas em 46 países em 24 de junho. Isso inclui pelo menos 201 casos nos Estados Unidos. Esses casos foram encontrados em 25 estados e no Distrito de Columbia, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.

“Controlar a propagação do surto requer intensos esforços de resposta”, e a situação deve ser reavaliada em algumas semanas, disse o comitê da OMS que avalia o surto em um anúncio.

Monkeypox se espalhou para pelo menos 4.100 pessoas em 46 países. Os vírus da varíola dos macacos maduros, rosa, e os vírus imaturos, azul, são mostrados em uma micrografia eletrônica colorida.


CYNTHIA S. GOLDSMITH, RUSSELL REGNERY E HANNAH BULLOCK/CDC

A declaração de uma emergência de saúde pública teria potencialmente facilitado a obtenção de tratamentos e vacinas para pessoas infectadas ou expostas ao vírus. Alguns medicamentos e vacinas que podem ajudar a combater a varíola são aprovados para uso contra a varíola e podem ser usados ​​contra a varíola apenas com autorização especial.

O vírus que causa a varíola dos macacos, nomeado por sua descoberta em macacos em 1958, embora seja provavelmente um vírus que infecta principalmente roedores, não é uma ameaça nova. Os países da África central, onde a varíola é endêmica, tiveram surtos esporádicos desde que os pesquisadores encontraram o primeiro caso humano em 1970. Lugares na África Ocidental tiveram poucos casos até 2017. Mas a maioria dos casos fora do continente estava relacionada a viagens, com disseminação limitada para outros (SN: 26/5/22).

“A varíola circula em vários países africanos há décadas e foi negligenciada em termos de pesquisa, atenção e financiamento”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em comunicado anunciando a decisão. “Isso deve mudar não apenas para a varíola, mas para outras doenças negligenciadas em países de baixa renda, pois o mundo é lembrado mais uma vez de que a saúde é uma proposta interconectada”.

Monkeypox normalmente mata menos de 10% das pessoas que o contraem. Pelo menos uma pessoa morreu no surto global.

À medida que o número de casos aumenta, os pesquisadores estão trabalhando para decifrar o projeto genético do vírus, na esperança de descobrir se algumas mutações virais podem explicar por que o vírus rapidamente ganhou uma posição em novos lugares.

Traçando as mutações

O parente mais próximo conhecido das versões do vírus por trás do surto global vem da Nigéria, sugerindo que o surto pode ter começado lá.

No mais novo aumento de casos, os cientistas descobriram mais mudanças virais do que o previsto – um sinal de que o vírus pode estar circulando sem ser detectado entre as pessoas por um tempo, talvez desde o surto de varíola dos macacos na Nigéria em 2017-2018, sugere uma nova pesquisa. Além disso, um grupo de enzimas conhecido por suas habilidades de combate a vírus no corpo pode ser o culpado por muitas dessas mutações.

Uma análise genética dos vírus da varíola dos macacos envolvidos no surto global de 15 pessoas em sete países mostra que esses vírus têm uma média de 50 ajustes genéticos a mais do que as versões que circulavam em 2018 e 2019, relatam pesquisadores em 24 de junho na Nature Medicine. Isso é cerca de seis a 12 vezes mais mutações do que os cientistas esperavam que o vírus se desenvolvesse ao longo desse tempo. Ao contrário de alguns outros tipos de vírus, os poxvírus, que incluem os vírus da varíola e da varíola dos macacos, geralmente sofrem mutações de forma bastante lenta.

As mudanças têm um padrão que é uma marca registrada de uma família de enzimas chamada APOBEC3, dizem os pesquisadores. Essas enzimas editam os blocos de construção do DNA – representados pelas letras G, C, A e T – de uma maneira específica: Gs mudam para As e Cs para Ts. A análise encontrou esse padrão particular nas sequências virais, sugerindo que os APOBEC3s são responsáveis ​​pelas mutações.

Idealmente, tantos blocos de construção de DNA são trocados por outro que um vírus é efetivamente destruído e não pode infectar mais células. Mas, às vezes, as enzimas APOBEC3 não fazem alterações suficientes para eliminar o vírus. Esses vírus mutantes, embora ainda funcionais, podem infectar células adicionais e possivelmente outra pessoa.

Uma grande questão, porém, é se os ajustes genéticos vistos no vírus da varíola dos macacos são úteis, prejudiciais ou não têm nenhum efeito sobre o vírus.

Embora ainda não se saiba se as enzimas são diretamente responsáveis ​​pelas mudanças no vírus da varíola dos macacos, mutações semelhantes ainda estão surgindo, descobriu a equipe. Portanto, os APOBEC3s ainda podem estar ajudando o vírus a mudar à medida que continua a se espalhar. Um membro da família de enzimas é encontrado nas células da pele, onde as pessoas com varíola dos macacos podem desenvolver lesões infecciosas da varíola.

Diferentes sintomas

Os sintomas relatados no surto global foram geralmente mais leves do que os relatados em surtos anteriores, talvez permitindo que a doença se espalhe antes que uma pessoa saiba que está infectada.

Não está claro se essas diferenças nos sintomas estão relacionadas a mudanças no vírus, disse Inger Damon, diretora da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC, em 21 de junho em uma entrevista coletiva organizada pelo SciLine, um serviço para jornalistas e cientistas. patrocinado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Normalmente, em surtos anteriores, as pessoas desenvolviam sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, dores de cabeça, dores musculares e exaustão cerca de uma ou duas semanas após a exposição ao vírus. Então, um a três dias após o início desses sintomas, uma erupção cutânea, incluindo grandes lesões cheias de pus, aparece geralmente começando no rosto e nos membros, principalmente nas mãos, e se espalha pelo corpo. Embora geralmente mais leves, esses sintomas são semelhantes aos da varíola, mas as pessoas com varíola dos macacos também tendem a desenvolver linfonodos inchados.

Todos os pacientes no surto nos EUA tiveram erupções cutâneas, disse Damon, “mas as lesões foram espalhadas ou localizadas em um local específico do corpo, em vez de difusas, e geralmente não envolveram o rosto ou as palmas das mãos ou as solas dos pés. os pés." Em vez disso, erupções cutâneas podem começar na área genital ou anal, onde podem ser confundidas com doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis ou herpes, disse ela.

Em muitos casos, as erupções não se espalharam para outras partes do corpo. E os primeiros sintomas clássicos, como febre, foram “leves e às vezes inexistentes antes de uma erupção aparecer”, disse Damon.

Monkeypox é transmitido de pessoa para pessoa através do contato pele a pele ou pelo contato com toalhas, roupas ou roupas de cama contaminadas. Também pode ser transmitida por gotículas de saliva trocadas durante o beijo ou outro contato íntimo. O CDC está investigando se o vírus pode ser transmitido pelo sêmen, bem como pelo contato pele a pele durante o sexo, disse Agam Rao, capitão do Serviço de Saúde Pública dos EUA, em 23 de junho em uma reunião do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do CDC. .

“Não temos motivos para suspeitar que se espalhe de outra forma”, como pelo ar, disse Rao.

Na Nigéria, mais casos de varíola foram registrados entre mulheres, enquanto o surto global afetou principalmente homens, particularmente homens que fazem sexo com homens. Especialistas alertam que qualquer pessoa pode ser infectada com varíola, e algumas pessoas enfrentam um risco aumentado de doença grave. Aqueles com maior risco incluem crianças, pessoas imunocomprometidas, grávidas e pessoas com eczema.

O risco de pegar varíola por contato casual ainda é baixo nos Estados Unidos, disse Rao. Mas os dados que ela apresentou mostram que, embora as pessoas no país tenham contraído varicela ao viajar para o exterior, os casos também se espalharam localmente.







Autor: Tina Hesman Saey and Erin Garcia de Jesús
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: 25/06/2022
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/monkeypox-who-not-global-public-health-emergency

Nenhum comentário:

Postar um comentário