segunda-feira, 27 de junho de 2022

Sobre a importância de proteger a terra sagrada para as comunidades nativas

“As árvores são preciosas para nós”, diz Priscilla Hunter. “Acreditamos que os espíritos de nossos ancestrais estão lá.”

Hunter é um membro do Coyote Valley Band of Pomo Indians no norte da Califórnia. Ela também é fundadora e presidente do InterTribal Sinkyone Wilderness Council (e a pessoa que detém a equipe na foto acima).



Em 1997, o conselho adquiriu 3.844 acres da região selvagem de Sinkyone, cerca de 320 quilômetros ao norte de São Francisco, ao longo da Costa Perdida da Califórnia. Está “perdida” porque a cênica Highway 1 a evita, cortando o interior para evitar o terreno costeiro acidentado. Pode-se também dizer que está perdido porque menos de 2% das sequoias antigas originais sobreviveram à extração de madeira décadas atrás. Agora, as 10 tribos que formaram o consórcio estão trabalhando para proteger e preservar sua terra sagrada. Perguntei a Hunter como eles estão conseguindo isso.

“Estamos apenas deixando curar. Leva muito tempo para curar uma área que foi cortada e cortada”, ela me disse. “As pessoas estão dizendo: 'O que vocês estão fazendo com isso?' Deixando curar. 'Como vocês estão lidando com isso?' Deixando curar."

Seus esforços ganharam atenção.

Em dezembro passado, a Save the Redwoods League, um grupo sem fins lucrativos estabelecido na área, deu ao conselho mais 523 acres de floresta costeira da Califórnia. Designado como Tc'ih-Léh-Dûñ - que significa "lugar de pesca" na língua Sinkyone - a terra inclui quase 200 acres de sequoias antigas.

“Ficamos muito satisfeitos por ter um lugar que ainda tem algumas das árvores antigas”, diz Hunter. “Vai salvar algumas árvores. Assim, as criaturas terão um lugar seguro – os peixes, os pássaros e tudo mais.”

O conselho de Sinkyone é apenas um exemplo de como os povos indígenas, em comunidades nos Estados Unidos e Canadá, estão assumindo o controle de suas terras, leis e destino.

A matéria de capa deste mês, “We Are Here”, explora como as nações nativas estão reivindicando sua soberania e reconstruindo suas culturas.

Obrigado por ler a National Geographic.




Autor: DAVID BRINDLEY, INTERIM EDITOR IN CHIEF
Fonte: nationalgeographic
Sítio Online da Publicação: nationalgeographic
Data: 14/06/2022
Publicação Original: https://www.nationalgeographic.com/culture/article/on-the-importance-of-protecting-land-sacred-to-native-communities?cmpid=org=ngp::mc=social::src=twitter::cmp=editorial::add=tw20220614ngm-editorsletterminitwthread&linkId=169296162

Nenhum comentário:

Postar um comentário